Projeto Câmara nas Escolas

 

Durante esta semana a Câmara Municipal de São Gonçalo do Rio Abaixo esta promovendo o Projeto Câmara nas Escolas. O projeto já passou pelas Escolas Cesgra, Escola de Vargem Alegre, Escola Manoel Gonçalves e Escola Integral Maria de Lourdes Moreira Bicalho. Nesta quinta-feira, 14, o projeto vai passar pelas Escolas de Pacas, Escola Desembargador Moreira dos Santos e Escola de São José. Ao todo cerca de 1400 alunos do 3º ao 9º ano participarão das atividades.

O projeto é apresentado pelo estudante André Vitor Araújo Martins da Costa, que repassa para os estudantes informações sobre os três poderes e o funcionamento do legislativo municipal. Durante as apresentações, o grupo de teatro formado por Tales Vinicius Messias e Andréia Abade, interage com os alunos com perguntas referentes ao tema.

A professora do 5º ano da escola Integral Joana Darc Aparecida Vieira de Souza disse que é importante despertar nos alunos o interesse pela política e que o projeto veio somar com o trabalho que está sendo desenvolvido com os alunos. “Gostei muito da proposta do projeto. Achei interessante que a apresentação tem uma linguagem simples que é de fácil assimilação pelos estudantes. A intervenção feita pelo grupo de teatro despertou nos alunos o interesse pelo assunto”, destacou.

O aluno do 7º ano da escola Cesgra, João Marcos Venâncio Cirilo, de 12 anos, disse que adorou a idéia do projeto. “Muita coisa que foi dita eu não sabia. Pretendo repassar estas informações para os meus amigos e minha família”, falou.

A pedagoga da Escola Cesgra Adriana Pontes de Souza ressaltou a importância de abordar o tema com os jovens. “Este projeto é uma forma de contribuir para a criação da identidade política dos alunos. A Câmara Municipal esta de parabéns pela iniciativa”, disse.

De acordo com a presidente da Câmara de São Gonçalo, Luciana Bicalho, o projeto além de informar sobre o papel do vereador e o funcionamento da Câmara de Vereadores, irá contribuir para introduzir os alunos no Projeto Câmara Mirim, que será implantado implantar a partir do ano que vem.

No final das apresentações, cada aluno recebeu uma cartilha do cidadão com informações mais detalhadas sobre os três poderes e as competências do legislativo.

Queremos ouvir você munícipe de São Gonçalo.