Câmara de São Gonçalo lança projeto Parlamento Jovem 2018

Câmara de São Gonçalo lança projeto Parlamento Jovem 2018

Pelo 4º ano consecutivo a Câmara Municipal de São Gonçalo do Rio Abaixo participa do Projeto Parlamento Jovem que está em sua 15ª edição. A atividade é desenvolvida e coordenada pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais através da Escola do Legislativo em parceria com a PUC Minas e as câmaras municipais.

Na tarde de hoje o projeto foi lançado no legislativo São Gonçalense. Os vereadores Luciana Bicalho,  Felipe da Silveira Cunha, Luiz Gonzaga Fonseca, Marcos Antônio Bicalho, a secretária municipal de Educação Maria do Rosário Melges, a diretora da escola Desembargador Moreira dos Santos Rita de Cassia Castro e os alunos se reuniram no plenário da casa para o lançamento do PJ. Aproximadamente 30 estudantes aderiram ao projeto. Durante o ano eles irão discutir sobre o tema “Violência contra a mulher”.

O município integra o Polo Metropolitano 2, formado também pelas cidades de João Monlevade, Itabira, Conceição do Mato Dentro, Catas Altas e Sabinópolis. Juntas, as cidades irão elaborar propostas sobre o tema que serão levadas a votação em plenária estadual em Belo Horizonte, onde reúnem todas as cidades participantes.

Durante o evento as alunas Isadora Almeida e Camila Duarte Altivo fizeram o uso da palavra. Elas destacaram a importância do Parlamento Jovem e contaram que já participaram de outros projetos desenvolvidos pela casa. “Já participamos do projeto Câmara nas Escolas e tivemos a oportunidade de ser vereadoras Mirins. Para nós, estes projetos ajudaram muito na nossa formação política. Hoje compreendemos melhor o papel dos políticos. Estamos ansiosas para iniciar os trabalhos e esperamos que possamos contribuir com o projeto”, falaram.

            O vereador Felipe Silveira da Cunha também fez uso da palavra e destacou a importância do projeto. “A riqueza de aprendiado é grande, onde vocês jovens terão a oportunidade de desenvolver habilidades de argumentação e respeito à diversidade de opiniões, além de construir um olhar mais critico sobre a sua realidade”, disse.

Em discurso, a presidente da casa Luciana Maria Bicalho, falou da satisfação em ver que os projetos da casa tem gerado bons frutos. “É gratificante ver que alunos que participaram de outros projetos desenvolvidos pela Câmara, estão dando continuidade e aderindo aos novos projetos. É motivo de orgulho para nós ver o interesse destes jovens pela política. Isto prova que estamos seguindo no caminho certo”, ressaltou.

O Parlamento Jovem tem o objetivo de despertar nos estudantes o interesse pela política além de estimular e desenvolver um senso crítico e de discussão acerca de temas importantes para a sociedade.

 

Queremos ouvir você munícipe de São Gonçalo.