Câmara de São Gonçalo e Núcleo Peixe Vivo promovem encontro de capacitação da Campanha Permanente sobre drogas

 

 

Na tarde desta terça-feira, 22, a Câmara Municipal de São Gonçalo do Rio Abaixo e o CAPS Centro de Atenção Psicossocial Peixe Vivo, promoveram um encontro de Capacitação da Campanha Permanente de Conscientização e Prevenção a Dependência de Álcool e Outras Drogas. A Coordenadora do CAPS Ronara Keles, a psiquiatra Natália Vasconcelos e a técnica de Referência de Saúde Mental Fernanda Pires ministraram uma palestra e discutiram a história e a cultura atual do uso de drogas e os cuidados ofertados pela rede de saúde do município. Além disso, as profissionais levantaram pontos para discussão de como o assunto deve ser tratado na sociedade, como por exemplo, a necessidade de acolhida e atenção às pessoas que usam drogas não só pela rede de saúde mas também pela população.

Desde o ano passado, o legislativo vem discutindo o tema. De acordo com a presidente da Casa Luciana Bicalho, a proposta surgiu a partir da demanda de várias pessoas de diferentes localidades do município que solicitavam uma ação concreta em relação aos problemas decorrentes do uso de drogas. “Foram feitas várias reuniões com representantes do governo e da sociedade civil para discutir o assunto e levantar sugestões. Em novembro do ano passado, a Câmara aprovou a Resolução 322/2017 que instituiu a Campanha Permanente. Esta capacitação realizada hoje é a primeira ação de muitas outras que serão feitas a fim de buscar soluções para minimizar o problema”, disse.

Mais de 60 representantes de associações, sindicato, secretarias municipais, escolas, igrejas, profissionais e agentes de saúde participaram do encontro.

 

Queremos ouvir você munícipe de São Gonçalo.