Câmara de São Gonçalo inaugura Escola do Legislativo

 

 

A Câmara Municipal de São Gonçalo do Rio Abaixo inaugurou na tarde dessa quinta-feira, 12, a Escola do Legislativo. O espaço recebeu o nome de Isabel Rodrigues que foi a primeira mulher vereadora no município, eleita em 1983. A Senhora Isabel também fez história sendo a primeira mulher a ocupar um cargo na mesa diretora, sendo secretária no ano de 1985. A escolha do nome foi em comum acordo com todos os vereadores, que destacaram a justa homenagem pela história de vida da senhora Isabel e pela contribuição na politica São Gonçalense.

A Escola do Legislativo foi instituída através da resolução nº 307/2015. O espaço é destinado à promoção de palestras, debates, cursos, entre outros com foco na formação política e fortalecimento da cidadania.

Além disso, a Escola do Legislativo é a responsável pelos projetos “Câmara Mirim” e “Parlamento Jovem”, que já são desenvolvidos no legislativo.

A abertura do evento contou com a apresentação musical dos alunos do Parlamento Jovem 2018. Logo em seguida, a vereadora mirim Isadora Cristina Pereira Adriano recitou uma poesia com o tema: Política na Escola, de autoria do são gonçalense Patrício Hugo da Penha, participante do parlamento jovem 2017.

Durante os discursos a sobrinha neta da Senhora Isabel, Priscila Maria Ferreira falou em nome dos familiares. Ela agradeceu pela homenagem e destacou que todos ficaram muito felizes.

O vereador Felipe Silveira da Cunha também fez o uso da palavra. Ele destacou a importância da homenagem. “Parabenizo esta casa e a todos nós vereadores por ter aprovado o projeto em homenagem à senhora Isabel. Ela se destacava pelo seu jeito simples de amor ao próximo, sempre disposta a ajudar. Em uma época em que os vereadores não eram nem remunerados ela se dedicou a ajudar ao próximo,” disse.

Durante seu pronunciamento, o presidente da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo (ABEL) Florian Augusto Coutinho Madruga parabenizou a Câmara pela implantação da escola. “A Câmara Municipal está cumprindo uma determinação da Constituição Federal que determina que as três esferas de poder criem suas escolas para capacitar servidores e a população. Isto é motivo de orgulho para os moradores desta cidade em ter a Escola do Legislativo implantada aqui”, disse. Ele ainda entregou a presidente da Casa Luciana Bicalho alguns exemplares de livros para serem usados na escola. “Espero que esta casa implante também uma biblioteca aberta aos cidadãos contendo livros com noções de política e cidadania”, falou.

O prefeito Antônio Carlos Noronha Bicalho, também fez uso da palavra para parabenizar a Câmara pela iniciativa. “Quero parabenizar a todos pela escolha do nome da senhora Isabel. Não há nome melhor para representar um órgão tão importante que é a Escola do legislativo que será a responsável pela capacitação dos servidores e da população”, destacou.

A presidente da Casa Luciana Maria Bicalho falou da alegria em inaugurar a Escola do legislativo. Luciana ressaltou que o espaço será mais uma ferramenta para atrair cada vez mais os cidadãos para a Câmara. “A Escola do Legislativo vem para somar com os demais serviços oferecidos pela casa, dos quais podemos citar o Procon, o Centro de Atendimento ao Cidadão e o Núcleo de Informática. O nosso objetivo é fortalecer a participação do são gonçalense nas atividades da Câmara para que ele possa contribuir para o crescimento da nossa cidade”, falou.

Ao final da cerimonia o Professor Doutor Antônio José Barbosa, consultor legislativo do Senado Federal e professor de Historia da Universidade de Brasília. O tema da aula foi o Poder Legislativo Brasileiro;

Também participaram do evento secretários municipais, diretoras das escolas, funcionários da Câmara, os alunos Parlamento Jovem, os vereadores mirins, funcionários da Escola do Legislativo de Itabira e os vereadores de João Monlevade Reverter Silva Teixeira e Antônio Paulo Magalhães (Toninho Eletricista).

 

Queremos ouvir você munícipe de São Gonçalo.