Idosa de 100 anos é homenageada pela Câmara

 

Na noite da última sexta-feira, 17, a senhora Bernadethe Mônica Gonçalves foi homenageada pela Câmara Municipal de São Gonçalo do Rio Abaixo pela passagem dos seus 100 anos, completados no dia 5 de maio.

O evento foi realizado no prédio do legislativo. A matéria é de autoria do presidente da casa Flávio Silva de Oliveira.

Durante a homenagem a neta da senhora Bernadethe, Roniela Gonçalves Lopes, agradeceu aos vereadores, em nome da família. Ela destacou a alegria em participar da comemoração. “Para nós, familiares, é motivo de orgulho ver a nossa avó completar 100 anos com saúde e disposição. Com seus valores e princípios ela nos ensinou e ainda ensina muito”, destacou.

A secretária de saúde Luciana Maria Bicalho, compareceu ao evento representando o prefeito Antônio Carlos Noronha Bicalho. Em discurso, ela parabenizou a homenageada e destacou a sua história de vida.

O presidente da Câmara Flávio Silva de Oliveira, também fez o uso da palavra para parabenizar a homenageada. Ele ressaltou a satisfação em ser o autor da homenagem e lembrou do oficio de parteira que a senhora Bernadethe desempenhou por muito tempo. “Conhecida como boa parteira ela realizou o parto de centenas de são gonçalenses. Como ela mesma diz com orgulho, nenhuma criança morreu em suas mãos. Desejo que a história de vida da senhora Bernadete seja exemplo para as novas gerações”, disse.

 

Biografia

A senhora Bernadete Mônica Gonçalves nasceu em 5 de maio de 1919. Ela cresceu na comunidade do Una, de onde praticamente nunca saiu e onde sempre trabalhou nas lavouras de diversos cultivos. Criou sozinha os 4 filhos. Hoje ela tem 14 netos, 10 bisnetos e 1 trineto.

Dentre tantas habilidades de dona Bernadethe, se destaca o fato dela ter desenvolvido o ofício de Parteira. Boa parte dos adultos que residem na Comunidade e nos arredores nasceram com ajuda dela.

Aqueles que não tiveram o parto realizado por ela, tiveram a “cura do umbigo”, ou seja, criou-se um vínculo pela fama de boa Parteira, mesmo quando houve a inserção de médicos para isso.

Bernadethe, mulher católica, sempre foi reconhecida por ajudar ao próximo, por contribuir em prol da união, por se envolver em todas as atividades da Comunidade, como na participação das Tradicionais festas de Casamento do Una, dos eventos da igreja, entre outros.

 

Queremos ouvir você munícipe de São Gonçalo.