Vereadores Mirins são diplomados na Câmara de São Gonçalo

 

Os novos parlamentares mirins também fizeram a primeira reunião e a eleição da mesa diretora

 

Na noite dessa quinta-feira, 7, os 9 vereadores mirins e os 9 suplentes foram diplomados na Câmara Municipal de São Gonçalo do Rio Abaixo para o Projeto Câmara Mirim. Os jovens, do 6º ao 9º ano, foram eleitos após votação nas Escolas Desembargador Moreira dos Santos e Centro Educacional de São Gonçalo (Cesgra).
        Ao todo, nas 2 escolas, 65 alunos se candidataram às vagas. Cerca de 600 estudantes votaram e escolheram os 9 vereadores mirins. São eles: Thais Monteiro Pena; Ronilda Vitória dos Santos Silva; João Victor dos Santos Souza; Pedro Henrique dos Santos Pantaleão; Luis Felipe Correa Duarte; Giovana Malta Fonseca; Yasmin Vitória Aparecida de Souza; Jonathan Vinicius Raymundo e Maria Eduarda Monteiro da Cruz.
Durante a primeira reunião solene dos vereadores mirins foi realizada a eleição para a mesa diretora. Duas chapas foram formadas, sendo Chapa 1 formada pelos estudantes Giovana Malta Fonseca, Yasmim Vitória Aparecida de Souza e Jonathan Vinícius Raymundo para os cargos de Presidente, vice presidente e secretários respectivamente e Chapa 2 pelos alunos Pedro Henrique dos Santos, Ronilda Vitória dos Santos Silva e João Victor dos Santos Souza.
        Após votação e por 5 votos a 4, a chapa 1 foi a vencedora.
        Em discurso, a presidente mirim Giovana Malta agradeceu a oportunidade e falou da expectativa pelo projeto. “Estamos muito satisfeitos em fazer parte do projeto Câmara Mirim 2019. Nós, alunos do Cesgra e Desembargador, estamos ansiosos para aprender sobre os trabalhos do legislativo e para que juntos possamos contribuir para o crescimento da nossa cidade. Quero parabenizar o presidente Flávio Silva de Oliveira e os demais vereadores por apoiar este projeto aqui no município”, falou.
            Os vereadores Felipe Silveira da Cunha, Renata Maria Guzzo Fonseca, Maria de Lourdes Guedes Barros e Marcos Antônio Bicalho fizeram o uso da palavra e parabenizaram os vereadores mirins diplomados além de destacarem a importância da participação dos jovens na política.
        O presidente da casa Flávio Silva de Oliveira (Flavinho Terra Branca) também parabenizou os estudantes. Ele ressaltou a importância de todos no incentivo para que o projeto aconteça. “Faço aqui um convite a todos os pais, amigos e familiares dos vereadores mirins e toda a comunidade de São Gonçalo para apoiar, incentivar e participar do projeto contribuindo com sugestões. Estas crianças são o futuro de São Gonçalo, e devemos apostar nelas e incentivá-las ao estudo e ao interesse pela política”, disse.
        O projeto Câmara Mirim será desenvolvido durante todo o ano. Os vereadores terão encontros para conhecer o funcionamento da câmara, aprender sobre a formulação de projetos e requerimentos, além de reuniões ordinárias para a discussão e votação de projetos elaborados por eles.
        Além dos 9 vereadores mirins eleitos, foram diplomados 9 suplentes que assumem em caso de desistência de um dos parlamentares. Os suplentes são: Gabriel Assunção Gonçalves de Souza; Tamiris Fernanda Ribeiro Morais; Matheus Eduardo Antunes da Silva; Jackson Júnior dos Santos Martins; Ana Laura Pereira de Alvarenga; Isabele Caroline dos Santos Souza; Joyce Giovanna de Assis Marques; Sabriny  Lorrany Dias dos Santos e Sara Gabriele Santos

Queremos ouvir você munícipe de São Gonçalo.