Vereadores cobram mais esclarecimentos sobre Covid-19

Cinco, dos nove vereadores da Câmara Municipal de São Gonçalo solicitaram informações ao Executivo sobre as ações das equipes de saúde quanto no atendimento e tratamento dos pacientes diagnosticados com Covid-19.

Os esclarecimentos foram dados no dia 19 de agosto, em reunião realizada na Câmara, com a presença do presidente, Flávio Silva de Oliveira, dos vereadores, Felipe Silveira da Cunha, Renata Maria Guzzo, Maria de Lourdes Guedes Barros e Luiz Gonzaga Fonseca, da coordenadora do serviço de Pronto Atendimento, Ana Carolina Ferreira Andrade, da secretária de Saúde, Aliete Dias e de outros profissionais que integram a equipe de saúde do município além de servidores da Câmara.

A coordenadora do Pronto Atendimento informou sobre a atual situação de atendimento dos casos de Covid-19 e de pacientes com suspeita da doença. Explicou que a unidade está com nova rotina de triagem e atendimento desde o início da pandemia.

De acordo com a coordenadora, as equipes foram e estão sendo treinadas dia a dia diante das mudanças de protocolo instituídas pelo Ministério da Saúde e Organização Mundial da Saúde. O objetivo é preservar a vida dos funcionários, dos pacientes além de evitar a contaminação cruzada.

Ana Carolina ressaltou, ainda, que todos os cuidados estão sendo tomados desde a manutenção de estoque de medicamentos até a utilização dos equipamentos de segurança e organização da unidade de saúde.

Os casos mais graves estão sendo referenciados principalmente para Itabira e a equipe não está tendo dificuldades. Até o dia 18 de agosto, foram feitas 21 transferências. Sobre a testagem em massa ela esclareceu que não é recomendada. A equipe relatou a condição de stress dos funcionários e pediu o apoio do Legislativo.

A secretária de Saúde, Aliete Dias pediu que fossem disponibilizados servidores da Câmara para a prefeitura, ao que Flávio Oliveira respondeu relembrando que, ela, que já foi funcionária do Legislativo por 6 anos, deve saber que a Câmara não tem meios legais para tomar essa atitude.

O presidente Flávio Oliveira reforçou, ainda, que a Câmara está sempre pronta a ajudar respeitando o que é de sua responsabilidade. Disse que foram feitas campanhas de incentivo aos cuidados essenciais de prevenção, como a lavagem das mãos, uso de máscaras e o isolamento social. Afirmou que encaminhou vários ofícios para o Executivo com reivindicações relacionadas à pandemia. Muitos deles foram ignorados.

A vereadora Renata Guzzo perguntou se estavam sendo feitas ações de conscientização para a população, reforçando o distanciamento social e barreira sanitária pela equipe de saúde. Ao que a equipe respondeu que sim. A vereadora elogiou o trabalho e organização das equipes.

O vereador Felipe Silveira destacou diante do argumento da equipe de saúde sobre o stress e pressão dos funcionários, que foram feitas várias sugestões da Câmara para o Executivo no sentido de auxiliar e valorizar os profissionais e que não foram aceitas pelo Executivo.

Felipe perguntou se a flexibilização do município aderindo ao plano Minas Consciente, do Estado, foi discutida com os profissionais da saúde, ao que o próprio vereador concluiu que não em razão da afirmação da equipe de que as medidas de isolamento devem continuar. Destacou a conduta contraditória do Executivo que pode gerar resultado negativo com o passar do tempo.

A vereadora Maria de Lourdes Guedes Barros falou sobre a necessidade da população ter um comportamento preventivo. Também afirmou que o decreto de flexibilização do município vai piorar a situação. Destacou que estão acontecendo aglomerações e que o uso da máscara está sendo esquecido pelas pessoas.

Todos os vereadores elogiaram a equipe da saúde pelos esclarecimentos, mas entendem que é necessário um trabalho de conscientização contínua com a população pelo Executivo.

 

Queremos ouvir você munícipe de São Gonçalo.