Câmara de São Gonçalo adota atitudes para diminuir desigualdades entre homens e mulheres

 

Dos nove cargos de chefia na Casa do Legislativo Municipal, oito são ocupados por mulheres

Em 2021, além de iniciar a nova legislatura sem nenhuma vereadora, a Câmara Municipal de São Gonçalo do Rio Abaixo não pôde realizar a solenidade chamada “Mulheres Notáveis”, devido à Pandemia da Covid-19. No evento, que acontece anualmente, os vereadores homenageiam importantes mulheres da cidade. No entanto, não é por isso que as mulheres deixaram de ser valorizadas.

Do total de funcionários da casa, a maioria é composta por mulheres: são 24 mulheres entre os 45 servidores da instituição. Além disso, merecem destaque as posições e responsabilidades assumidas pelas funcionárias: dos nove cargos de chefia da Câmara, somente para um não foi nomeada uma mulher, o que demonstra a sua importância na direção da Casa Legislativa.

Não por acaso, o cargo de nível mais alto da Câmara de São Gonçalo, com maior autoridade e responsabilidade, é ocupado por uma mulher: a Maria Antônia Leite. Mais conhecida pelo apelido de Lu, ela é a Secretária Geral da Casa e tem consciência de ter se tornado uma referência para outras pessoas, homens e mulheres, ao assumir uma posição de destaque. “Para mim, é uma honra e ao mesmo tempo um caminho desafiador. Ao me ver à frente dos trabalhos da Câmara, não estou apenas me representando, mas sim todas as são-gonçalenses. Eu darei o meu melhor para incentivar outras mulheres a assumirem papeis de liderança no trabalho e em toda sociedade”, declarou.  

Esse é o mesmo entendimento do Presidente da Câmara, o vereador Diego José Ribeiro (PDT), para quem “o 8 de março é um dia para lembrar a luta das mulheres, mas, mesmo assim, é somente uma data. O importante é rever nossas ideias e nossas ações durante todos os dias do ano. Não dá para entregar uma medalha, um bombom, um bilhete e achar que tudo são flores. Temos que tomar atitudes para diminuir a desigualdade sempre. Nomear mulheres para cargos de chefia é o mínimo que podemos fazer”.

Na tarde desta segunda-feira (8), o Presidente homenageou as funcionárias da Câmara, respeitando as medidas de segurança para evitar a propagação do vírus da Covid-19. 

Queremos ouvir você munícipe de São Gonçalo.