Câmara Municipal de São Gonçalo recebe comitê de revisão do Plano Diretor

Equipe pede apoio ao Legislativo para promover a participação popular

 

Nesta quarta-feira (12), o presidente da Câmara Municipal de São Gonçalo do Rio Abaixo, Diego José Ribeiro (PDT), recebeu o secretário municipal de Obras e Serviços Urbanos, Eduardo José Quaresma, e a equipe do Instituto de Geociências da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), para falar sobre a revisão do Plano Diretor do município.

O secretário e a equipe da UFMG, composta pelo Dr. Alfio Conti, Dr. Bráulio Magalhães Fonseca e Pedro Henrique Figueiredo Araújo, pediram ao presidente da Casa do Legislativo para que haja uma parceria com a Câmara Municipal, com o fim da instituição colaborar no desenvolvimento do novo Plano Diretor, assim como para promover a participação da população através da comunicação. Sendo assim, a ideia consiste em realizar uma articulação entre o Executivo, Legislativo e Judiciário em interação com a equipe responsável pela revisão.  

Segundo o presidente da Câmara, o Corpo Legislativo Municipal está à disposição. “É de suma importância que os vereadores, como representantes da sociedade, participem ativamente neste processo. Com isso, pretendemos fazer com que toda a comunidade civil compreenda a relevância da participação popular, para que se engaje na elaboração do nosso novo Plano Diretor por meio do diálogo”, declarou.

O secretário Eduardo Quaresma completa: “Nós realmente precisamos da Câmara para que esta comunicação — entre a equipe, o Executivo e o Legislativo — chegue a todo público.  Precisamos da sociedade nos apoiando como nossa fiscalizadora. Juntos, eu tenho certeza de que temos a oportunidade de fazer um excelente trabalho”.

A primeira audiência pública está prevista para o dia 1º de junho, às 18h30, no plenário da Câmara de Vereadores. A sessão será transmitida via Facebook da Prefeitura e da Câmara Municipal, respeitando os critérios dos protocolos preventivos contra a pandemia da Covid-19. Além das audiências públicas, haverá oficinas de trabalho com a comunidade local, a fim de garantir a participação popular, contando também com o apoio da Câmara.

Sobre o Comitê do Instituto de Geociências da UFMG

Alfio Conti é professor do Departamento de Urbanismo da UFMG, urbanista-arquiteto, doutor em geografia-tratamento da informação espacial e pós-Doutor em planejamento da paisagem, enquanto Bráulio Magalhães Fonseca é professor do departamento de cartografia da UFMG, doutor em planejamento territorial e coordenador do projeto de revisão do plano diretor. Já Pedro Henrique Figueiredo Araújo é pesquisador do Geotec Laboratório/UFMG, e graduando em engenharia ambiental pela mesma universidade.

 

Queremos ouvir você munícipe de São Gonçalo.