Vereadores e membros da Secretaria de Educação discutem o retorno às aulas presenciais no município

 

A secretária de educação Lucinda Imaculada de Barcelos Santos foi à Câmara Municipal para apresentar o plano de retorno na modalidade de ensino híbrido 

 

A convite do presidente da Câmara Municipal de São Gonçalo do Rio Abaixo, Diego José Ribeiro (PDT), e do líder de governo Gladston Marcelo de Castro (PDT), a secretária de educação Lucinda Imaculada de Barcelos Santos compareceu à sede do Legislativo Municipal na última quarta-feira (19), para apresentar aos vereadores o plano de retorno às aulas, na modalidade de ensino híbrido, no município. Participaram também da reunião Juliana Lopes Bicalho, assessora na Secretaria de Educação e membro da Comissão de Análise para Retorno das Aulas Presenciais, e o procurador jurídico do município, Marcos Antônio Fonseca Ribeiro.

Primeiramente, a secretária de educação agradeceu aos vereadores pela aprovação dos projetos de lei que autorizaram a abertura de crédito especial para as reformas das escolas, e que permitem a criação do Conselho Municipal de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (CASC/FUNDEB). Segundo a secretária, as obras já estão em andamento. Em seguida, ela deu início à apresentação, explicando sobre o que tem sido feito desde o anúncio oficial da Pandemia em 2020, como o regime de atividades não presenciais, o plano de ensino tutorado (PET) elaborado pelo município e entregue impresso a todos os alunos, o PET adaptado, como tem sido o sistema de teletrabalho, os meios de comunicação entre estudantes e professores, e sobre o kit alimentação e higiene. A assessora Juliana Bicalho completou que o PET produzido pelo município tem proporcionado resultados positivos, ressaltando também a importância do PET adaptado para promover uma educação inclusiva e universal.

A respeito do Plano de Retorno, a secretária de educação apresentou as normativas, as diretrizes gerais e a definição de protocolos ao acolhimento dos estudantes e educadores. Segundo Lucinda, o modelo de retorno adotado será o Ensino Híbrido, que combina dois ou mais modelos, como o presencial em dias alternados e o virtual. Para isso, destaca que é preciso haver um monitoramento e uma comunicação eficazes com as famílias, estudantes e educadores. Além disso, informou que a Secretaria de Educação já tem visitado as escolas municipais e orientado os diretores junto à Vigilância Sanitária.

“A volta às atividades escolares presenciais deve ser gradual, por grupos, etapas e níveis. Exige um planejamento com orientações claras e que garantem a segurança sanitária. Juntos daremos continuidade a um ensino de qualidade. É difícil, mas nós nos reinventamos e superamos os desafios”, declarou.  

De acordo com Lucinda Barcelos, o retorno irá considerar as peculiaridades de cada contexto, podendo variar de escola para escola, enquanto a organização do ambiente escolar seguirá os protocolos sanitários de acordo com a Onda do “Minas Consciente” em que a cidade se encontra. Por fim, a secretária expôs os resultados obtidos pela pesquisa feita a profissionais e pais de alunos, com o intuito de saber se a maioria seria a favor ou contra o retorno às aulas presenciais.

Após a apresentação, foi aberta uma discussão com os presentes, respondendo aos questionamentos dos vereadores Marcos Antônio Bicalho (Kito-PSDB), Cássio Túlio Rodrigues Silva (PTB), Marlon Túlio Pessoa Costa (PL) e Eloísio Raimundo dos Santos (Lulu-PDT), que abordaram principalmente sobre o conteúdo de recreação, a vacinação dos profissionais da educação, a atenção ao grupo prioritário de estudantes e servidores, as refeições e o transporte público para os alunos. Foi debatido também o cuidado com a ressocialização e com a saúde psicológica do aluno, algo que foi ressaltado também durante a apresentação.

Por fim, a secretária de educação convidou os vereadores para as próximas reuniões da Comissão de Análise para Retorno das Aulas Presenciais, e reafirmou que está à disposição para ouvir mais sugestões e atender aos pedidos dos parlamentares e da população.

Queremos ouvir você munícipe de São Gonçalo.