Parlamento Jovem 2021: Inscrições começam na próxima segunda-feira (12)

O programa, destinado a estudantes do Ensino Médio, será realizado virtualmente este ano

Em 12 a 14 de julho, os estudantes matriculados no Ensino Médio, no município de São Gonçalo do Rio Abaixo, poderão se inscrever para participar do Parlamento Jovem 2021. Sendo uma iniciativa da Escola do Legislativo Isabel Rodrigues, as inscrições deverão ser feitas pelo site www.camarasaogoncalo.mg.gov.br/parlamentojovem2021,fornecendo os seguintes dados:

  • Nome completo;
  • Número do WhatsApp;
  • Cópia da carteira de identidade ou da certidão de nascimento;
  • Cópia do CPF;
  • Comprovante de endereço.

Em decorrência da Pandemia da Covid-19, o Parlamento Jovem 2021 será realizado este ano de maneira remota — ou seja, virtual —, seguindo os protocolos de segurança contra a propagação do vírus. Anteriormente, a Escola do Legislativo havia lançado uma pesquisa online para analisar o interesse dos estudantes em participar da edição remota, tendo então um bom retorno.

A primeira oficina está prevista para o dia 15 de julho, enquanto o lançamento online da campanha deve acontecer na primeira semana de agosto. 

A temática de 2020, "Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável", continuará sendo estudada e debatida no PJ Minas. Essa decisão foi tomada, de forma coletiva, pela Coordenação Estadual, coordenações municipais e regionais do projeto. A extensão da edição 2020 tem em vista as limitações impostas pela pandemia. Além disso, a continuidade do debate sobre o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável se justifica por ser um assunto necessário e atual, inclusive em tempos de coronavírus.

Os subtemas que orientam os estudos e debates também em 2021 são: “Mudanças climáticas e proteção da biodiversidade”; “Práticas sustentáveis e desenvolvimento econômico” e “Recursos hídricos e saneamento básico”.

O Parlamento Jovem é um programa de educação para cidadania e formação política voltado aos alunos do ensino médio. Surgiu há 18 anos, dirigido apenas aos estudantes de Belo Horizonte. Com o passar dos anos, a Assembleia Legislativa de Minas e a Escola do Legislativo buscaram a parceira das Câmara Municipais para a interiorização do programa. Em 2021, o projeto reúne 123 câmaras municipais mineiras. Os estudantes são convidados a estudar a temática e, ao final do processo, propor ações e projetos de leis.

A Escola do Legislativo Isabel Rodrigues foi criada na Câmara Municipal de São Gonçalo após a aprovação da resolução 307/2015. O espaço, inaugurado no dia 12 de julho de 2018, é destinado à promoção de palestras, debates e cursos com foco na formação política e no fortalecimento da cidadania.

 

 

Queremos ouvir você munícipe de São Gonçalo.