Câmara Municipal de São Gonçalo realiza mais uma reunião ordinária

Na última quinta-feira (17), foi realizada a quinta reunião ordinária da Câmara Municipal de São Gonçalo do Rio Abaixo, em que foram aprovadas 25 indicações em única discussão e votação. O extrato completo das indicações pode ser visto a seguir ou acessando o site da Casa do Legislativo são-gonçalense: www.camarasaogoncalo.mg.gov.br.

Todos os vereadores estiveram presentes, exceto o vereador e líder de governo Gladston Marcelo de Castro (PDT), que justificou a sua ausência por motivos de saúde. Desta vez, não houve apresentação e votação de projetos de lei.

A quinta reunião ordinária foi transmitida ao vivo pela página do Facebook da Escola do Legislativo Isabel Rodrigues e da Câmara Municipal. O vídeo da gravação pode ser assistido na íntegra nas redes sociais e no canal do Youtube do Legislativo são-gonçalense.

TRIBUNA DOS VEREADORES

O vereador e líder de oposição Cássio Túlio Rodrigues Silva (PTB) começou o seu discurso falando sobre obras, ressaltando que teve a oportunidade de visitar os locais daquelas que estão sendo investigadas pela CPI. O vereador agradeceu o convite feito pelos vereadores Marlon, Gladston e Fábio (Sassá), que também lhe acompanharam nas visitas. Além disso, os agradeceu pelo fato de estarem dispostos a escutar a voz da oposição e de quem tem um posicionamento diferente, destacando que todos lutam por uma São Gonçalo justa e acolhedora para todos. Segundo o vereador Cássio, ele já fez a análise de algumas obras da CPI, estando demonstradas no relatório preliminar feito separadamente, que já foi disponibilizado uma cópia aos órgãos responsáveis.

Em seu discurso, solicitou ao Prefeito Municipal a retomada imediata das obras no Peti, e do asfaltamento das estradas do Fernandes, na região do Pacas. Pediu também a pavimentação das ruas do Bairro Una. De acordo com o vereador, no acesso ao “Una de baixo”, a pavimentação foi recomposta e se encontra deformada, apresentando depressão e acúmulo de materiais, e enfatiza que independente se as obras foram feitas na atual ou na gestão passada, o problema existe e precisa ser reparado. Em seguida, falou sobre a rotatória próxima à Caixa Econômica Federal, e parabenizou o vereador Tatá pela indicação que requer a solução do mesmo problema, citando que o local ainda não passou por reparos.

Por fim, lembrou também sobre a distribuição dos kits escolares, sendo que, desde o dia 24 de janeiro até a presente data, a grande maioria dos alunos ainda não os receberam, de acordo com o vereador

O vereador Marcos Antônio Bicalho (Kito-PSDB) parabenizou o Presidente da Câmara, vereador Diego Ribeiro, pela excelência da solenidade “Mulheres Notáveis”, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, em que cada vereador pôde homenagear uma cidadã da cidade. Parabenizou também a Secretaria de Cultura pela realização da Mostra Cultural Aldir Blanc, abrindo espaços para os artistas sem distinção.

Em seguida, reforçou que, em seu ofício como vereador, continuará fazendo as suas solicitações e cobranças. Segundo o vereador Kito, ele fez o pedido de reformas de pontes, construções de bueiros, caminhões de escória, canaletas, limpeza das estradas, mas ainda não viu o desenvolvimento desses trabalhos.

Além disso, citou que, durante a última reunião, cobrou uma van para transportar funcionárias do meio horário, porém, até a presente data, ainda não foi atendida essa solicitação. Relatou também que o ônibus dos Fernandes estragou no horário do meio-dia, mas até às 13h40, não havia chegado o socorro para levar a população. Sendo assim, requer melhorias com relação ao transporte para todos os funcionários públicos, assim para a população. 

Em seu discurso, o vereador Fábio Justino Alves (Sassá-PSB) relatou que, nas últimas semanas, visitou alguns bairros e comunidades do município, incluindo o conselho tutelar, onde conversou com os funcionários a fim de ouvir as suas solicitações. Diante dos relatos, encaminhou um ofício em que requer melhorias na estrutura, e eventos de capacitação aos profissionais do conselho tutelar. Em seguida, citou também outros ofícios encaminhados ao Poder Executivo, pelos quais solicita limpeza das ruas do Bairro Santa Catarina, a disponibilização de internet aos funcionários do viveiro de mudas, limpeza da quadra poliesportiva do Bairro Santa Catarina (ressaltando a indicação do vereador Gladston, que pede a reforma do espaço), e a avaliação de requisitos para a flexibilização do funcionamento de missas, cultos e demais atividades nos templos religiosos.

Posteriormente, o vereador Sassá falou sobre as suas sete novas indicações, as quais requerem: a construção de academia ao ar livre na comunidade do Coqueiro; o calçamento em toda extensão da comunidade de Refórgio; a reforma do campinho da comunidade do Coqueiro; a canalização do córrego do Bairro Recreio; a entrega de correspondências no loteamento Jambreiro, no Bairro Una; a manutenção na parte de trás do Campo Society, na Rua Otacílio Rodrigues, utilizando esse espaço para a construção de uma academia ao ar livre ou um estacionamento, e a construção de um heliponto no Hospital de São Gonçalo do Rio Abaixo.

O vereador Sassá agradeceu pela recepção dos funcionários no Centro de Educação Infantil do Una, onde realizou uma visita a fim de conhecer os problemas e verificar de perto a reforma do espaço. Além disso, parabeniza e agradeceu ao Presidente da Câmara pelo evento das “Mulheres Notáveis”, que marca a retomada das atividades solenes que trazem a população para o seu lugar na Casa. Parabenizou também a equipe da Escola do Legislativo Isabel Rodrigues e demais funcionários pela organização da cerimônia. Por fim, finalizou dizendo que concorda com as colocações do vereador Cássio acerca das queixas sobre o calçamento das ruas do Bairro Una, solicitando melhorias urgentemente.

EXTRATO DAS INDICAÇÕES

AUTORIA DO VEREADOR OTÁVIO ISIDÓRIO TEIXEIRA

Indicação nº 92/2022: Que o Executivo promova um concurso de dança com premiações e proporcionar oportunidades e janelas para apresentações no município.

Indicação nº 93/2022: Que seja feita a revitalização do asfalto da rotatória de frente à agência da Caixa Econômica.

Indicação nº 94/2022: Que seja construída uma escada com corrimão na Rua Alta no Bairro Vale do Sol, que interliga a Rua Campanário à Rua Orcalino Gonçalves.

Indicação nº 95/2022: Que seja feita a limpeza do mato que está cobrindo boa parte da calçada que fica situada do outro lado da via em frente ao Parque de Exposições até o Bairro Vale do Ouro.

Indicação n° 96/2022: Que seja feita a limpeza da calçada e reparação do talude que fica à beira da calçada situada na entrada do Bairro Vila Diogo, perto da guarita que fica à beira da BR 381.

Indicação nº 97/2022: Requerendo muro de contenção na Rua Vereador Sávio Lacerda, da escada de acesso à estátua do Padre João até o Nair Bar.

AUTORIA DO VEREADOR MARCOS ANTÔNIO BICALHO

Indicação nº 98/2022: Requerendo reforma da ponte da divisa da Rodovia Carlos Motta/JM, próximo ao Sítio do Edson.

Indicação nº 99/2022: Solicita reparo e manutenção na rede de esgoto da residência de Wanderleia Bicalho e família.

Indicação nº 100/2022: Requerendo calçamento que dá acesso à casa de José Nilton, na Comunidade do Pena.

Indicação nº 101/2022: Requerendo calçamento que dá acesso à casa de Janine, na Comunidade do Pena.

Indicação nº 102/2022: Requerendo calçamento que dá acesso à casa do Sr. Pastor, na Comunidade de Faxina.

Indicação nº 103/2022: Requerendo construção de um bueiro próximo à casa de Lourdes, na Comunidade de Faxina.

Indicação nº 104/2022: Requerendo canalização do córrego da Comunidade de Faxina.

AUTORIA DO VEREADOR DIEGO JOSÉ RIBEIRO

Indicação nº 105/2022: Requerendo a construção de uma nova ponte mais alta no Rio Claro, onde dá acesso à casa do Sr. Zé Luiz.

Indicação nº 106/2022: Requerendo a construção de banheiro na quadra da Comunidade de Vargem da Lua.

AUTORIA DO VEREADOR GLADSTON MARCELO DE CASTRO

Indicação nº 107/2022: Requerendo troca do ponto de ônibus da entrada da Comunidade de Vargem da Lua.

Indicação nº 108/2022: Requerendo retorno do evento “Feira da Lua”.

Indicação nº110/2022: Requerendo a ampliação do abastecimento de água da residência da Sra. Jane, na Comunidade de Pacas, em frente ao Edson.

Indicação nº 111/2022: Requerendo a pavimentação da estrada de acesso à residência da Sra. Roseane, na Comunidade de São José.

Indicação nº 112/2022: Requerendo a reforma da quadra do Bairro Santa Catarina.

Indicação nº 113/2022: Requerendo a reforma do calçamento da Comunidade do Ribeirão, próximo à casa do Sr. Ronan.

Indicação nº 114/2022: Requerendo a construção da rede de esgoto com manilha na Comunidade dos Borges, casa de Dona Inhá.

Indicação nº 115/2022: Requerendo compra de terrenos para a construção de casas populares na Comunidade de São José.

AUTORIA DO VEREADOR FLÁVIO SILVA DE OLIVEIRA

Indicação nº 116/2022: Requerendo a construção de muro de arrimo atrás do ponto de ônibus em frente à Escola Manoel Gonçalves Moreira.

Indicação nº 117/2022: Requerendo a reforma do ponto de ônibus em frente à Escola Manoel Gonçalves Moreira.

AUTORIA DO VEREADOR FÁBIO JUSTINO ALVES

Indicação nº 118/2022: Requerendo construção de academia ao ar livre na Comunidade de Coqueiro.

Indicação nº 119/2022: Requerendo calçamento em toda extensão da Comunidade de Refórgio.

Indicação nº 120/2022: Requerendo reforma do campinho da Comunidade do Coqueiro.

Indicação nº 121/2022: Requerendo canalização do córrego do Bairro Recreio.

Indicação nº 122/2022: Requerendo entrega de correspondência no loteamento Jambreiro, no Bairro Una.

Indicação nº 123/2022: Requerendo manutenção na parte de trás do Campo Society, na Rua Otacílio Rodrigues, utilizando esse espaço para construção de uma academia ao ar livre ou estacionamento.

Indicação nº 124/2022: Requerendo construção de heliponto no hospital de São Gonçalo do Rio Abaixo.

 

Queremos ouvir você munícipe de São Gonçalo.