Câmara de São Gonçalo lança projeto Parlamento Jovem 2022

Na tarde da última terça-feira, 29 de março, aconteceu a cerimônia de lançamento do Parlamento Jovem Minas 2022 na Câmara Municipal de São Gonçalo do Rio Abaixo. Promovido pela Escola do Legislativo Isabel Rodrigues, o evento contou com a presença dos vereadores, da Secretária Municipal de Educação, Lucinda Imaculada de Barcelos Santos, e da professora e representante da Escola Estadual Desembargador Moreira dos Santos, Maria Teresa Cardoso Teixeira. A Presidente da Câmara Municipal de Dionísio, vereadora Ivanise Cristina Vieira De Castro (MDB), também esteve presente. 

Em 2022, 20 alunos matriculados no 2º e 3º anos do Ensino Médio se inscreveram para participar do Parlamento Jovem, que tem como tema a “Saúde Mental do Jovem”, contando com os seguintes subtemas: "Políticas públicas de prevenção e tratamento em saúde mental", "Estratégias da comunidade para promoção da saúde mental" e "Uso saudável das novas tecnologias". Os estudantes são convidados a estudar o assunto e, ao final do processo, propor ações e projetos de leis.

Os vereadores desejaram um bom trabalho aos jovens parlamentares, colocando-se à sua disposição. O Presidente da Câmara, vereador Diego José Ribeiro (PDT), ressaltou que o objetivo do projeto consiste em inserir a juventude nas questões políticas da cidade, transformando os jovens em cidadãos esclarecidos. “A participação de toda a sociedade é muito importante nas tomadas de decisões que visam a desenvolver o nosso município”, afirmou.

O vereador Fábio Justino Alves, o Sassá (PSB), falou também sobre a importância do Parlamento Jovem para a sociedade, uma vez que “é preciso trazer as pessoas para a política”, conforme declarou. O vereador desejou um bom trabalho a todos e parabenizou o Presidente da Casa e a Escola do Legislativo Isabel Rodrigues pela retomada do programa no Legislativo são-gonçalense, que estava paralisado desde 2020 em virtude da Pandemia da Covid-19.

Já o estudante Pedro Henrique destacou a necessidade de desenvolver o tema da saúde mental dos jovens, já que é algo ainda negligenciado na sociedade, tratado como tabu. Para o aluno, é preciso dar visibilidade ao assunto por meio da criação de políticas públicas. “A expectativa é desconstruir o estigma em torno dos transtornos mentais. É preciso agir com urgência, estabelecendo ações que visem à promoção do bem-estar da saúde mental”, afirmou.

Durante a cerimônia, João Henrique, participante do Parlamento Jovem nos anos anteriores, falou sobre a sua experiência no programa e seus benefícios, especialmente com relação às suas propostas de projetos de lei para a sociedade. Em seguida, a Raíssa Giovana, que atualmente integra a equipe da Escola do Legislativo, também deu o seu testemunho sobre a sua participação no projeto no passado, destacando também a importância do tema escolhido para este ano.

O Parlamento Jovem, programa de formação política e cidadã para estudantes do ensino médio, é promovido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) em parceria com dezenas de câmaras municipais do Estado, e com o apoio da PUC Minas. Na Câmara Municipal de São Gonçalo do Rio Abaixo, o projeto é organizado pela sua Escola do Legislativo Isabel Rodrigues.

 

Queremos ouvir você munícipe de São Gonçalo.