Escola do Legislativo Isabel Rodrigues realiza sua 5ª oficina do Parlamento Jovem com encontro com psicólogos

 

Na última quarta-feira, 4 de maio, a Escola do Legislativo Isabel Rodrigues, da Câmara Municipal de São Gonçalo do Rio Abaixo, promoveu a sua quinta oficina do Parlamento Jovem Minas 2022. Desta vez, os estudantes inscritos no programa conversaram com os psicólogos Ronnara Keles e Rinaldo Conde, e o estudante e estagiário em psicologia Alex Bispo, para falar sobre o atendimento à saúde mental na cidade.

A psicóloga Ronnara Keles é coordenadora do Núcleo Psicossocial Peixe Vivo, sendo o Centro de Atenção Psicossocial (Caps) do município de São Gonçalo. Já o estudante de psicologia Alex Bispo realiza seu estágio no mesmo local, enquanto Rinaldo Conde é mestre e doutor em psicologia, e coordenador de graduação na Rede de Ensino Doctum.

Durante o bate-papo, a psicóloga Ronnara apresentou aos alunos o material elaborado pelo Conselho Nacional do Ministério Público, do Ministério da Saúde, que determina a saúde mental como um dos direitos fundamentais das crianças e adolescentes. Além disso, foi explicado o que é Sistema Único de Saúde, o SUS; o que é saúde mental; o que são políticas públicas e políticas de governo, e do que se tratam os Centros de Atenção Psicossocial (Caps).

Em seguida, foi abordado o funcionamento do Caps em São Gonçalo, o Núcleo Psicossocial Peixe Vivo, principalmente com relação ao atendimento às crianças e aos adolescentes, destacando também os desafios impostos pela pandemia e os seus impactos na saúde mental. Sobre os problemas enfrentados atualmente, a psicóloga citou a falta de determinados medicamentos adequados aos jovens, os quais não são fornecidos pelo governo federal, mas têm sido providenciados pela gestão municipal.

Após a explicação, os estudantes foram convidados a participarem de um debate, a fim de expor as suas opiniões sobre a atenção à saúde mental do jovem no município. Em geral, eles pontuaram que é ainda preciso passar por melhorias, uma vez que o tema é tratado como um tabu na sociedade, sendo necessário inseri-lo e debate-lo mais na comunidade, como no ambiente escolar.

O Parlamento Jovem, programa de formação política e cidadã para estudantes do ensino médio, é promovido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) em parceria com dezenas de câmaras municipais do Estado, e com o apoio da PUC Minas. Em 2022, o projeto traz o tema a “Saúde Mental do Jovem”, contando com os seguintes subtemas: "Políticas públicas de prevenção e tratamento em saúde mental", "Estratégias da comunidade para promoção da saúde mental" e "Uso saudável das novas tecnologias". Os estudantes são convidados a estudar o assunto e, ao final do processo, propor ações e projetos de leis.

Queremos ouvir você munícipe de São Gonçalo.