A Escola do Legislativo foi criada na Câmara Municipal de São Gonçalo após a aprovação da resolução 307/2015.

O espaço,inaugurado no dia 12 de julho de 2018, é destinado à promoção de palestras, debates, cursos, entre outros com foco na formação política e fortalecimento da cidadania. Além disso, a escola do Legislativo é a responsável pelos projetos "Câmara Mirim" e Parlamento Jovem", que já são desenvolvidos no legislativo. 

O objetivo do projeto é contribuir para fortalecer a cidadania, desenvolver atividades de pesquisa e estudos em temas de interesse político-institucional, capacitar agentes políticos e servidores públicos entre outros.

Acesse aqui a Resolução.

 

Conheça um pouco sobre os projetos que serão coordenados pela Escola do Legislativo

 

Parlamento Jovem

 

 

 

 

Pelo quinto ano consecutivo a Câmara Municipal de São Gonçalo do Rio Abaixo participa do Projeto Parlamento Jovem, que está em sua 16ª edição.

O projeto é desenvolvido e coordenado pela Assembleia Legislativa de Minas, através da Escola do Legislativo por meio do Curso de Ciências Sociais.

O Parlamento Jovem tem o objetivo de despertar nos estudantes o interesse pela política além de estimular e desenvolver um senso crítico e de discussão acerca de temas importantes para a sociedade.

O projeto é voltado para os estudantes do Ensino Médio. Aqui em São Gonçalo, a escola participante é a Escola Desembargador Moreira dos Santos.

O município integra o Polo Metropolitano 2, formado também pelas cidades de João Monlevade, Itabira, Conceição do Mato Dentro, Catas Altas, Alvorada de Minas e Sabinópolis.

 

Câmara Mirim

 

 

Votação para a escolha dos vereadores mirins

 

O projeto Câmara Mirim está em sua terceira edição. Este ano mais de 600 estudantes estiveram envolvidos com o projeto votando e participando da escolha dos 9 vereadores mirins que irão representá-los em 2019.

O projeto tem por objetivo a formação política dos adolescentes despertando neles o interesse e a conscientização dos trabalhos em prol do bem comum. Os estudantes também tem a oportunidade de enriquecer a comunicação escrita e verbal. O Câmara Mirim também contribui para a fomentação de discussões politicas entre os jovens. Os vereadores mirins terão a oportunidade de, além de conhecer os trabalhos do legislativo, apresentar indicações e projetos para a melhoria da cidade. 

 

Além dos 9 eleitos para o cargo de vereador, também foram eleitos 9 suplentes. Os eleitos foram:

Escola Desembargador

Nome

Nº Voto

 

Thais Monteiro Pena

28

Eleita

Ronilda Vitória dos Santos Silva

21

Eleita

João Victor dos Santos Souza

18

Eleito

Pedro Henrique dos Santos Pantaleão

11

Eleito

Gabriel Assunção Gonçalves de Souza

8

Suplente

Tamiris Fernanda Ribeiro Morais

8

Suplente

Matheus Eduardo Antunes da Silva

7

Suplente

Jackson Júnior dos Santos Martins

6

Suplente

 

Escola Cesgra

Nome

Nº Voto

 

Luis Felipe Correa Duarte

93

Eleito

Giovana Malta Fonseca

29

Eleita

Yasmin Vitória Aparecida de Souza

29

Eleita

Jonathan Vinicius Raymundo

28

Eleito

Maria Eduarda Monteiro da Cruz

22

Eleita

Ana Laura Pereira de Alvarenga

19

Suplente

Isabele Caroline dos Santos Souza

19

Suplente

Joyce Giovanna de Assis Marques

19

Suplente

Sabriny  Lorrany Dias dos Santos

19

Suplente

Sara Gabriele Santos

17

Suplente

 

 

Câmara nas Escolas

 

O Projeto Câmara nas Escolas foi implantado pelo legislativo são gonçalense com o intuito de levar aos estudantes informações sobre a Câmara Municipal além de despertar nos jovens o interesse pela política. O trabalho é realizado de forma dinâmica para atrair a atenção dos alunos. Um grupo de teatro realiza intervenções durante as explicações que são apresentadas através de slides.

Além de ouvir as explicações sobre os poderes legislativo, executivo e judiciário e o funcionamento da Câmara Municipal, os alunos interagem e respondem às perguntas referentes ao assunto.

No final das apresentações, cada aluno recebe uma cartilha do cidadão com informações mais detalhadas sobre o legislativo.

Ao todo, mais de 2500 alunos do 3º ao 9º ano já participaram da primeira e segunda etapa do projeto, que percorreu as escolas do município.

 

 

 

Queremos ouvir você munícipe de São Gonçalo.