A Escola do Legislativo foi criada na Câmara Municipal de São Gonçalo após a aprovação da resolução 307/2015.
O espaço,inaugurado no dia 12 de julho de 2018, é destinado à promoção de palestras, debates, cursos, entre outros com foco na formação política e fortalecimento da cidadania. Além disso, a escola do Legislativo é a responsável pelos projetos "Câmara Mirim" e Parlamento Jovem", que já são desenvolvidos no legislativo.
O objetivo do projeto é contribuir para fortalecer a cidadania, desenvolver atividades de pesquisa e estudos em temas de interesse político-institucional, capacitar agentes políticos e servidores públicos entre outros.
Conheça um pouco sobre os projetos que serão coordenados pela Escola do Legislativo
Parlamento Jovem
Pelo quinto ano consecutivo a Câmara Municipal de São Gonçalo do Rio Abaixo participa do Projeto Parlamento Jovem, que está em sua 16ª edição.
O projeto é desenvolvido e coordenado pela Assembleia Legislativa de Minas, através da Escola do Legislativo por meio do Curso de Ciências Sociais.
O Parlamento Jovem tem o objetivo de despertar nos estudantes o interesse pela política além de estimular e desenvolver um senso crítico e de discussão acerca de temas importantes para a sociedade.
O projeto é voltado para os estudantes do Ensino Médio. Aqui em São Gonçalo, a escola participante é a Escola Desembargador Moreira dos Santos.
O município integra o Polo Metropolitano 2, formado também pelas cidades de João Monlevade, Itabira, Conceição do Mato Dentro, Catas Altas, Alvorada de Minas e Sabinópolis.
Câmara Mirim
Votação para a escolha dos vereadores mirins
O projeto Câmara Mirim está em sua terceira edição. Este ano mais de 600 estudantes estiveram envolvidos com o projeto votando e participando da escolha dos 9 vereadores mirins que irão representá-los em 2019.
O projeto tem por objetivo a formação política dos adolescentes despertando neles o interesse e a conscientização dos trabalhos em prol do bem comum. Os estudantes também tem a oportunidade de enriquecer a comunicação escrita e verbal. O Câmara Mirim também contribui para a fomentação de discussões politicas entre os jovens. Os vereadores mirins terão a oportunidade de, além de conhecer os trabalhos do legislativo, apresentar indicações e projetos para a melhoria da cidade.
Além dos 9 eleitos para o cargo de vereador, também foram eleitos 9 suplentes. Os eleitos foram:
Escola Desembargador
Nome |
Nº Voto |
|
Thais Monteiro Pena |
28 |
Eleita |
Ronilda Vitória dos Santos Silva |
21 |
Eleita |
João Victor dos Santos Souza |
18 |
Eleito |
Pedro Henrique dos Santos Pantaleão |
11 |
Eleito |
Gabriel Assunção Gonçalves de Souza |
8 |
Suplente |
Tamiris Fernanda Ribeiro Morais |
8 |
Suplente |
Matheus Eduardo Antunes da Silva |
7 |
Suplente |
Jackson Júnior dos Santos Martins |
6 |
Suplente |
Escola Cesgra
Nome |
Nº Voto |
|
Luis Felipe Correa Duarte |
93 |
Eleito |
Giovana Malta Fonseca |
29 |
Eleita |
Yasmin Vitória Aparecida de Souza |
29 |
Eleita |
Jonathan Vinicius Raymundo |
28 |
Eleito |
Maria Eduarda Monteiro da Cruz |
22 |
Eleita |
Ana Laura Pereira de Alvarenga |
19 |
Suplente |
Isabele Caroline dos Santos Souza |
19 |
Suplente |
Joyce Giovanna de Assis Marques |
19 |
Suplente |
Sabriny Lorrany Dias dos Santos |
19 |
Suplente |
Sara Gabriele Santos |
17 |
Suplente |
Câmara nas Escolas
O Projeto Câmara nas Escolas foi implantado pelo legislativo são gonçalense com o intuito de levar aos estudantes informações sobre a Câmara Municipal além de despertar nos jovens o interesse pela política. O trabalho é realizado de forma dinâmica para atrair a atenção dos alunos. Um grupo de teatro realiza intervenções durante as explicações que são apresentadas através de slides.
Além de ouvir as explicações sobre os poderes legislativo, executivo e judiciário e o funcionamento da Câmara Municipal, os alunos interagem e respondem às perguntas referentes ao assunto.
No final das apresentações, cada aluno recebe uma cartilha do cidadão com informações mais detalhadas sobre o legislativo.
Ao todo, mais de 2500 alunos do 3º ao 9º ano já participaram da primeira e segunda etapa do projeto, que percorreu as escolas do município.