Câmara de São Gonçalo presta homenagem a vereadores mirins

 

O trabalho desenvolvido pelos vereadores mirins da Câmara de São Gonçalo do Rio Abaixo foi reconhecido no legislativo municipal na noite dessa quinta-feira, 19. Durante a reunião ordinária da Câmara, os parlamentares mirins foram homenageados. Eles fazem parte do projeto Câmara Mirim iniciado no ano passado.

O vereador Mirim Marco Antônio agradeceu em nome dos vereadores mirim pela oportunidade de participar do projeto. Ele disse que se sentiu muito honrado em participar da primeira edição do Câmara Mirim. Ainda no seu discurso, Marco Antônio destacou que espera que os projetos e requerimentos aprovados por eles sejam colocados em prática pela administração municipal.   

O prefeito Antônio Carlos Noronha Bicalho parabenizou os alunos pelo trabalho e ressaltou a importância do interesse dos jovens nas questões politicas e dos serviços públicos. Antônio Carlos ainda ressaltou que os projetos e requerimentos enviados pelos vereadores mirins, já estão sendo analisados e que há muitas propostas interessantes.

A presidente da Câmara Luciana Bicalho também parabenizou o trabalho dos vereadores destacando a importância da participação dos jovens na politica. “Serão vocês, jovens, que irão definir um futuro melhor e garantir para as próximas gerações mais qualidade de vida”, falou.

O Câmara Mirim tem a finalidade de estimular o desenvolvimento da cidadania e aproximar a sociedade do Poder Legislativo, através dos estudantes.

O projeto teve início em 2015, e contou com a participação de mais de 150 alunos que se inscreveram e concorreram há uma das 9 vagas de vereadores mirins. As Escolas participantes foram: Desembargador Moreira dos Santos e Centro Educacional de São Gonçalo (Cesgra). Puderam participar os alunos do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental, com estudantes na faixa etária de 10 a 15 anos, que obtiveram frequência mínima de 70% no ano letivo anterior.

Coordenado pelos funcionários da Câmara, cada escola promoveu a eleição dos vereadores. Foram eleitos 18 estudantes, sendo 9 vereadores mirins e 9 suplentes.

            Ao todo, eles aprovaram 19 requerimentos e 4 projetos que foram entregues ao prefeito Antônio Carlos.

Reunião ordinária

Ainda durante a reunião ordinária, os vereadores aprovaram 2 requerimentos. O primeiro, de autoria da vereadora Luciana Bicalho, solicita a construção de vestiário na quadra da Comunidade Vargem da Lua.

O outro requerimento, do vereador Luiz Gonzaga Fonseca solicita providências sobre a situação da agua na Comunidade dos Gralhos (Roque).

Queremos ouvir você munícipe de São Gonçalo.