Câmara promove palestra sobre Campanha do Novembro Azul

Como parte da campanha interna do Novembro Azul na Câmara Municipal de São Gonçalo do Rio Abaixo, a Escola do Legislativo Isabel Rodrigues realizou uma palestra de conscientização e prevenção ao câncer de próstata, destinada aos vereadores, assessores e funcionários da Casa. A apresentação aconteceu na última segunda-feira (22), no auditório da Sede do Legislativo, sendo ministrada pela enfermeira Maria Rafaella de Macedo e a médica Talita Motta Moreira Lacerda.

Para dar início ao evento, o Presidente da Câmara, vereador Diego José Ribeiro (PDT), falou sobre a necessidade de promover a campanha do Novembro Azul. “Quando diagnosticado precocemente, as chances de cura do câncer de próstata são altas. No entanto, preconceitos e tabus acerca do exame de toque retal impedem que vidas sejam salvas. Uma maneira de combater esse preconceito é por meio da informação e do diálogo, que permitem desconstruir o machismo em torno da saúde do homem. E, por essa razão, as campanhas de conscientização que abrangem toda a sociedade são de suma importância”, declarou.

Em seguida, a Dra. Talita explicou o significado do Novembro Azul, o que é o câncer de próstata e os seus fatores de risco, como também orientou acerca dos principais sintomas e dos métodos de rastreamento. Segundo a médica, o Novembro Azul não é dedicado somente ao combate ao câncer de próstata, mas sim uma conscientização sobre cuidados com a saúde masculina.

Segundo dados do Ministério da Saúde, morrem mais homens do que mulheres no Brasil, devido ao seu maior envolvimento com situações de risco (como a violência, o uso de álcool, tabagismo, drogas, entre outros), à menor procura pelos serviços de atenção primária à saúde, à baixa corresponsabilidade do homem na promoção e prevenção da saúde, e também a valores patriarcais e machistas.

Ainda de acordo com as informações apresentadas na palestra, as principais causas dos óbitos no sexo masculino são: externas de morbidade e mortalidade; doenças do aparelho circulatório; neoplasia (como o câncer de pele, de próstata e de cólon e reto); doenças do aparelho digestivo, infecciosas e parasitárias.

A respeito do câncer de próstata, a médica explicou que os principais fatores de riscos são: idade avançada, obesidade, histórico familiar, sendo eles parentes de primeiro grau. Com relação aos sintomas mais comuns, há a dificuldade ou a necessidade de urinar mais vezes durante o dia e a noite, jato urinário fraco, urgência urinária e a presença de sangue na urina e/ou no sêmen.

A Dra. Talita mencionou também sobre o rastreamento da doença, que consiste no exame de toque retal e no exame de sangue PSA (Antígeno Prostático Específico), em homens a partir dos 50 a 75 anos. Além disso, a médica ressalta que o ideal é criar a rotina de ir ao médico, em seu PSF, mesmo que não haja sintomas.

Posteriormente, a enfermeira Maria Rafaella falou sobre os cuidados de prevenção. Segundo ela, muitas pesquisas comprovam que a saúde, mais do que genética, é consequência das escolhas e hábitos de vida. Evitar bebidas alcoólicas e cigarros, por exemplo, é a chave para uma vida longa e saudável. Sendo assim, costumes saudáveis e acompanhamento preventivo de saúde são o caminho para um envelhecimento com qualidade, prestando atenção no corpo e nos sinais que ele apresenta.

Ainda sobre os cuidados preventivos, Maria Rafaella destacou o papel fundamental da prática de exercícios físicos, de uma alimentação saudável e de uma boa ingestão de água.

Caso detectado o câncer de próstata, o tratamento é oferecido pelo SUS, de acordo com o seu tipo, sendo geralmente a quimioterapia, a radioterapia, a hormonioterapia como opções. Quanto mais cedo for diagnosticada a doença, menos invasivo poderá ser o tratamento. Para finalizar, a enfermeira deixou a mensagem de que é melhor começar a se cuidar ainda na juventude para ter uma boa qualidade de vida quando estiver idoso.

O vídeo da gravação da palestra pode ser assistido na íntegra no canal do Youtube da Câmara Municipal.

Queremos ouvir você munícipe de São Gonçalo.