Câmara de São Gonçalo promove palestra sobre a Campanha do Outubro Rosa

Como parte da campanha interna do Outubro Rosa na Câmara Municipal de São Gonçalo do Rio Abaixo, a Escola do Legislativo Isabel Rodrigues realizou uma palestra de conscientização e prevenção ao câncer de mama, destinada aos vereadores e funcionários da Casa. A apresentação aconteceu nesta segunda-feira (31), no auditório da Sede do Legislativo, sendo ministrada pela Enfermeira, Maria Rafaella Macedo.

A palestrante explicou sobre a origem da Campanha Outubro Rosa que é um movimento popular internacionalmente conhecido. O nome remete a cor do laço rosa, que simboliza mundialmente a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Informando também seus sintomas, fatores de riscos, prevenção e tratamento.

A Maria Rafaella citou que o câncer de mama é causado por alterações genéticas podendo ser elas hereditárias, menopausa tardia (após os 55 anos), primeira gravidez após os 30 anos, uso de contraceptivos orais (estrogênio-progesterona) e terapia de reposição hormonal pós-menopausa (estrogênio-progesterona). E em relação aos sintomas, os principais são: alteração no tamanho ou na forma da mama, nódulo ou caroço, dor constante na axila ou na mama, entre outros citados. Como medidas que podem contribuir para a prevenção primária da doença, estimula-se, portanto, praticar atividades físicas, manter o peso corporal adequado, adotar uma alimentação mais saudável e evitar ou reduzir o consumo de bebidas alcóolicas. As modalidades de tratamento do câncer de mama podem ser divididas em tratamento local: cirurgia e radioterapia (além de reconstrução mamária), tratamento sistêmico: quimioterapia, hormonioterapia e terapia biológica.

Sendo assim a palestrante incentivou as mulheres a conhecerem o seu corpo e realizarem o autoexame e caso sinta qualquer alteração em seu corpo, procure seu médico para diagnóstico e tratamento. O câncer de mama quando descoberto no início, tem grandes possibilidades de cura.

Queremos ouvir você munícipe de São Gonçalo.