Combate ao Alcoolismo: Membros do AA explicam como pedir ajuda na Luta Contra a Dependência

SGRA, 13/02/2023 (Ascom) - “Hoje eu sou um alcoólico em recuperação. O que importa é o hoje. Tive a sorte de encontrar o AA e devo muito ainda pela oportunidade de conseguir parar de beber”, é assim que Cesar Bicalho define a chance de reconstruir sua vida após enfrentar problemas com uso de álcool. Alguns membros do Alcoólicos Anônimos (AA) de São Gonçalo do Rio Abaixo quebraram o anonimato e deram depoimento sobre como é possível superar a dependência.

“Queremos mostrar para todos os caminhos para ajudar e o acesso ao tratamento. Essa doença afeta toda a sociedade. Às vezes parece que não existe solução, mas com tratamento clínico e apoio da família e amigos é possível ter uma vida feliz, saudável e plena”, explicou o Presidente da Câmara, Diego Ribeiro (PDT).

O evento marcou a abertura do calendário de atividades da Escola do Legislativo Isabel Rodrigues e faz alusão ao Fevereiro Vermelho, mês de conscientização e prevenção do uso abusivo de drogas e álcool, que é marcado, no Brasil, no dia 20 de fevereiro.

AA em SGRA

Em São Gonçalo, a população conta com a ajuda do Grupo Caminho Verdade e Vida, do AA, entidade sem fins lucrativos, de trabalho voluntário, que realiza reuniões gratuitas aos domingos para prestar apoio para quem quer se manter sóbrio. Os encontros são das 14h às 16h, na Escola Municipal Manoel Gonçalves Moreira, no Centro.

O grupo tem como premissa garantir o anonimato e o objetivo de ajudar quem quer parar de beber, sem que haja ligação com grupo religioso, político ou qualquer tipo de assunto além do combate ao alcoolismo. Basta ir aos encontros. Não é preciso pagar taxa ou agendar a visita.

“Os depoimentos que vi na minha primeira reunião me tiraram do fundo poço. Não existe julgamento ou obrigatoriedade de estar presente. Ainda estou vencendo a dependência, porque o alcoolismo é uma doença progressiva e sem cura”, disse um dos colaboradores.

“Basta aceitar que está doente e pedir ajuda. Vivemos um dia de cada vez. Estou sóbrio há 20 anos e a irmandade está sempre disposta a ajudar”, explicou outro membro do AA.

Alcoolismo é uma doença, segundo a OMS

A Organização Mundial Da Saúde (OMS) estimou que, no mundo, 237 milhões de homens e 46 milhões de mulheres sofriam com transtornos relacionados ao consumo de álcool, em 2018. E que mais de 200 doenças e lesões têm como fator o uso excessivo do álcool. O uso nocivo do álcool é responsável por 3 milhões de mortes por ano, ou 5,3% de todos os óbitos registrados.

Peça ajuda

O Sus oferece tratamento e o acompanhamento é feito por médicos, psicólogos e terapeutas. Se você conhece alguém que precisa de ajuda, procure o AA ou a unidade básica de saúde. Existe tratamento específico e as unidades de saúde podem realizar encaminhamento para os Centros de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas (CAPS AD). Nem sempre é preciso internação, mas caso seja necessário os médicos podem encaminhar.

Assessoria de Comunicação 

 

 

Queremos ouvir você munícipe de São Gonçalo.