Tribuna dos vereadores 5ª reunião ordinária

Diego Ribeiro (PDT)

O Presidente da Câmara comentou sobre o reajuste dos servidores públicos e que a Câmara sempre busca valorizar os funcionários da cidade. E que se reuniu com os vereadores Juninho, Sassá, Lulu, Gladston e Marlon com o prefeito Nozinho sobre a possibilidade de uma melhora na porcentagem desse reajuste, e depois de muitas conversas e projeções, ficou definido o reajuste aos servidores de 8% o que caracteriza 2,4% de ganho real, visto que o IPCA gira em torno de 5,6%. Para Diego, é sempre importante valorizar os servidores, pois eles que fazem com que a máquina pública funcione bem. E ainda lembrou, como um grande exemplo, o reajuste no ano passado do cartão alimentação, que seguiu nesse intuito de valorizar com responsabilidade na gestão pública.  

Falou da importância do Pré-Enem Municipal, e que o cursinho teve uma taxa significativa de aproveitamento, completando a lista dos aprovados e parabenizando os estudantes. Entre eles, já havia dito sobre Marcos Saturnino, que foi Aprendiz Legal na Câmara e aprovou (História / UFOP). E também recebeu a informação de Débora Cristina Teodoro, que fez parte do mesmo programa passou para Ciências Biológicas, na UFMG.

E parabenizou os demais aprovados: Diego Henrique Silva Cordeiro (UFV / Engenharia Ambiental); Gustavo Rodrigues de Oliveira (Engenharia da Computação / UFOP); Rafael Malta Fonseca (Engenharia de Controle e Automação / UNIFEI); Bruna Eduarda Ribeiro (Engenharia Metalúrgica / UFOP); Gabriel Fernando Sena da Costa (Desenvolvimento e Análises de Sistemas); Luana Cristina Lopes De Souza (Odontologia / UNIBH); Gabriela Letícia Soares Vitalino (Engenharia de Controle de Automação / UNIFEI); Érika Cristina da Silva (Nutrição / UFLA); Gabriel Hilbert Souza Duarte Silva e Fernanda Veiga Dias passou (História). Ressaltou que alguns aguardam a 2ª chamada e até o PROUNI. Para o vereador todos são exemplos para os alunos da cidade e parabenizou o Executivo por oferecer o cursinho. “Investir em educação nunca é demais, o futuro depende de pessoas esclarecidas e preparadas”, ressaltou Diego.

Diego ainda explicou que, sobre o Plano Diretor, o substitutivo chegou na quarta-feira (15/3) e será distribuído o mais breve possível para os demais vereadores.

Por fim parabenizou o colega Gladston pela passagem de seu aniversário.

Juninho de Edirlei (PDT)

O vereador destacou que os vereadores da base se reuniram com o Executivo para solicitar o aumento salarial acima do índice inflacionário aos servidores públicos de nossa cidade, ressaltando que “é preciso reconhecer os relevantes serviços que prestam a nossa cidade, valorizar o servidor público e viabilizar melhores condições de trabalho e de salário”, disse.

Agradeceu toda a equipe de manutenção de estradas e o Secretário Adjunto José Imaculado Keles e por atender seu pedido e realizado a manutenção das estradas das comunidades do Rio claro e do Gabriel. E ainda informou que as manutenções das estradas do ano de 2023 já foram iniciadas.

Juninho ressaltou que, após questionamento do vereador Kito, referente a nomeação bairro Malaquias, o local é apontado com esse nome pelos vereadores. E fala que o intuito é trazer melhorias pra comunidade e para a localidade.

Finalizou dando parabéns a prefeitura pela realização do leilão de gado de leite e corte e cita que o evento, produzido através da Secretaria Municipal de Agricultura, teve uma ótima organização e valorizou os produtores rurais de nossa cidade. Também parabenizou pela iniciativa que tiveram para beneficiar a Apae da cidade com uma novilha arrematada e doada e também doações espontâneas para a entidade.

Fabio Sassá (PSB)

Entre os assuntos do discurso, destacou a parceria com o presidente Diego e os vereadores Lulu, Marlon, Gladston e Juninho, onde solicitaram que o Prefeito que revisassem os valores que seriam disponibilizados aos servidores onde foi possível chegar no valor de 8% no valor repassado. Um benefício para os servidores.

Sassá desmentiu a informação do vereador Cássio que, na reunião passada, acusou a prefeitura de não fornecer lanche para crianças do bairro Una em evento na localidade. O vereador buscou informações e reforça que o evento não é realizado pela administração municipal e nem tem ligação com a prefeitura. De responsabilidade da Vale, o projeto nunca contou com fornecimento de lanches, como apontaram os pais das crianças que participam do projeto.

Entre as propostas apresentadas, junto com o vereador Gladston, pedem Moção de Aplausos aos alunos do curso Pré-Enem Municipal 2022 aprovados em universidades. E ressalta que os alunos Débora Cristina e Marcos Saturnino compuseram o quadro de funcionários da Câmara Municipal no ano de 2022 na seleção do Jovem Aprendiz.

Também falou das indicações apresentadas, como a de nº60/2023, que solicita a abertura do Parque de Exposições Edirlei Moreira Lacerda durante os finais de semana. Justificando que o Parque conta com um amplo espaço e seguro, onde as famílias poderiam desfrutar durante os finais de semanas e feriados. A indicação nº58/2023, também em parceria com o vereador Gladston, solicita a realização de Exame Oftalmológico e disponibilização de óculos para alunos da rede municipal de ensino de São Gonçalo. Justifica a medida com informações importantes do Ministério da Educação (MEC), que apontam que 22,9% dos casos de abandono escolar são ligados a problemas de visão que os alunos apresentam; que 30% das crianças possuem algum tipo de doença nos olhos e 20% dessas precisam de óculos. E afirma que a indicação irá contribuir muito no futuro das crianças.

Alertou sobre os cuidados com o aumento de casos de dengue no município e que todos possam colaborar com os agentes no combate à dengue. Também parabenizou o vereador Gladston pelo seu aniversário.

Kito Bicalho (PSDB)

O vereador destacou suas 4 indicações e pediu o a aprovação dos vereadores. Entre elas, destaca a indicação nº59/2023, que dispõe sobre a concessão de Ponto Facultativo ao Servidor Público Municipal do Poder Executivo e do Poder Legislativo do município de São Gonçalo do Rio Abaixo, no dia de seu aniversário. E cita que protocolou o projeto do mesmo assunto, onde foi negado diante a procuradoria jurídica da Casa, perante o Art.47 da lei orgânica que diz: “Iniciativa exclusiva do Prefeito’’. Diante disso, entrou, na quarta (15/3), com o Anteprojeto pedindo ao sr. Prefeito Municipal, Nozinho, que faça a criação do Projeto de Lei para conceder esse benefício aos servidores municipais do poder Executivo e Legislativo.

Explicou a indicação de nº 67/2023, sobre a inclusão de plantão diário de pediatra no pronto atendimento. Kito relata que é necessário, no hospital, pois diversas crianças buscam diariamente em todo período o atendimento desse profissional. Citou a indicação de nº65/2023 (inclusão de especialista em geriatra no CES); nº 66/2023 (instalação de poste de iluminação com lâmpadas de led na entrada da comunidade Chácara Velha).

Explicou ainda sobre a divergência de nome da localidade, chamado de Malaquias por Juninho de Edirlei e por ele citado como bairro Recreio. Kito afirma que tentou protocolar as indicações nesta comunidade e que, em conversa com algumas pessoas dessa localidade, há a diferenciação, sendo ali bairro Recreio e que a região da Rua José Malaquias é considerada Malaquias. E que falta infraestrutura por ali. E reivindica que coloque o bairro Malaquias no mapa, aproveitando o Plano Diretor se a população quer esse nome, para ajudar a população.

O vereador questiona a falta da vacina da covid, e relatou que a população vem reclamando diariamente pela falta ou que acabou as vacinas e não ter previsão de quando terá novamente. E fala que há falta de comunicação extrema na divulgação e que muitas das vezes está sendo divulgada na parte da manhã para término as 12:00 horas, mas que ela acaba antes. Diz que espera que a Secretaria de Saúde juntamente com a Vigilância Sanitária possa sanar esses equívocos que vem se repetindo constantemente em relação as vacinas. E ressalta que a população merece mais respeito e ser melhor informada diante as divulgações principalmente quando se trata de saúde.

Kito citou que na última reunião foi relatado sobre o edital de licitação da obra de asfaltamento da 381 até o Peti, e que foi dito pelo líder de governo que o edital só ocorreu agora devido a problemas oriundos da gestão passada. Questionou a informação, já que o líder de governo foi relator da CPI e em seu relatório oficial conclui sua utilidade no sentido de se fazer um diagnóstico e apontar adequações para aprimorar o planejamento técnico financeiro das obras municipais. E fala que o vereador Cássio fez um relatório a parte onde a CPI constatava erros. o Kito se perguntou se não existiam problemas graves porque as obras foram paralisadas? E se existiam problemas graves porque não relataram no relatório? Indagou o Kito.

O mesmo parabenizou o vereador Gladston pela passagem de aniversário.

Gladston Castro (PDT)

O vereador usou o tempo de líder do Governo para falar da conquista de aumento além do índice de inflação. E agradeceu o prefeito por ter escutado os vereadores da base e ter o aumento acima da inflação real, pois “o funcionário público merece esse reajuste pela dedicação ao trabalho e serviço da população”.

Abriu seu discurso falando de suas indicações juntamente com o vereador Sassá: nº58 sobre a realização do exame Oftalmológico e disponibilização de óculos para alunos da rede municipal de ensino do município de São Gonçalo do Rio Abaixo. E que essa indicação busca unir a saúde visual à educação dos alunos da rede pública. “Uma iniciativa que ajuda na prevenção de eventuais problemas oculares, assim como diminui o déficit de aprendizagem e atenção, e auxilia na leitura, e diversas tarefas dos alunos, dentro e fora do ambiente escolar”. 

A segunda é a Moção de Aplausos aos alunos do curso Pré-Enem Municipal que se destacaram nas aprovações de faculdades públicas e parabenizou todos pelos esforços, dedicação e comprometimento com os estudos e ressalta que espera todos os alunos juntamente com os familiares para receberem essa homenagem. E reconheceu a iniciativa da Prefeitura Municipal que já colhe frutos, e que o cursinho é o exemplo de cuidado com a educação e com o futuro dos são-gonçalenses.

Lembrou também do lançamento do livro “As faces de um homem moderno”, sobre o Padre João, ação do Setor de Patrimônio Histórico da Secretaria de Cultura, que buscou valorizar a história de São Gonçalo do Rio Abaixo, através de uma fotobiografia. O livro busca resgatar elementos da vida do Padre João e demonstrar todo seu caminho até sua eternização no município de São Gonçalo. E o autor do livro é o Danilo Souza Ferreira, coordenador do setor de patrimônio e um ótimo escritor.

Enfatizou que no último sábado, dia 12/3, as equipes masculina e feminina de handebol do município de São Gonçalo, participaram da etapa final da taça Valadares em Governador Valadares. O time feminino levou a medalha de ouro e o masculino a medalha de prata. Cumprimentou os atletas, que “representaram de maneira brilhante a cidade de São Gonçalo” e a Secretária de Esportes pelo incentivo dessa modalidade que tanto se destaca dentro e fora da cidade.

Assessoria de Comunicação

Queremos ouvir você munícipe de São Gonçalo.