Câmara participa de Seminário da Água e acompanha dados da Expedição Piracicaba

SGRA, 21/3/23 (Ascom) - A Câmara Municipal de São Gonçalo do Rio Abaixo participou do “Seminário das Águas”, nessa terça-feira (21/3), no Centro Cultural da cidade. O encontro marca a entrega do diagnóstico técnico sobre a situação da Bacia do Piracicaba para a Prefeitura e órgãos públicos.

Os dados são resultados da amostra coletada na 1ª fase da “Expedição Piracicaba - Pela Vida do Rio”, iniciativa que une pesquisa e ambientalistas para percorrer a Bacia Hidrográfica e realizar levantamento sobre as condições do rio e seus afluentes. “Para a Câmara é importante conhecer a situação real para fazer parte do debate sobre as medidas positivas e soluções para o desafio de preservar os rios que cortam São Gonçalo. A Câmara apoia iniciativas e projetos que garantam o cuidado dos recursos hídricos, essenciais para as atividades econômicas e no desenvolvimento da cidade”, disse o Presidente da Câmara, Diego José Ribeiro (PDT). Os vereadores Juninho de Edirlei (PDT) e Kito Bicalho (PSDB) participaram do seminário.

A equipe da expedição percorreu os 241 quilômetros do leito do Rio Piracicaba e seus afluentes, coletaram amostras de água e do solo, fizeram levantamentos sobre uso e ocupação do território e identificaram fontes poluidoras, pontos de lançamento de efluentes e esgotamento sanitário. “Nosso objetivo é ver, daqui a 30 anos, a água do rio com a mesma qualidade que sai da nascente”, explica o coordenador e idealizador da Expedição, o ambientalista e jornalista Geraldo Magela ‘Dindão’.

Os dados entregues fazem parte da 2ª fase e apontam desde o volume, até a qualidade da água nos pontos coletados e as substâncias encontradas pelo percurso do Rio. E também apresenta sugestões de ações e as condições das matas ciliares. Material que vai contribuir para que a Prefeitura, agentes públicos e empresas da região possam criar um plano de ações, políticas conjuntas de preservação e medidas positivas de proteção dos rios mananciais de SGRA. A ação faz parte da Semana da Água, promovida pela prefeitura.

Sobre a Expedição e os dados analisados

A Expedição Piracicaba foi criada em 2019. O estudo é conduzido por pesquisadores da Universidade Federal de Itajubá (Unifei – Polo Itabira), do mestrado Profágua, analisa a qualidade e vazão das águas e o uso e ocupação do solo na bacia. Em conjunto com a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e a startup OAK Energia, faz levantamento de microcontaminantes presentes no rio. Outra novidade do diagnóstico são as análises geoespaciais desenvolvidas pelo Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear, sediado em Belo Horizonte, pesquisa pioneira no território. Entre os parâmetros de qualidade da água analisados, num total de 38, estão pH, temperatura, oxigênio dissolvido, condutividade elétrica, turbidez, concentração de nitrogênio, fósforo, amônia, coliformes termotolerantes, sólidos totais e sílica solúvel, além dos microcontaminantes.

Assessoria de Comunicação

Queremos ouvir você munícipe de São Gonçalo.