Tribuna dos vereadores 6ª reunião ordinária

Diego Ribeiro (PDT)

Em seu discurso, o presidente da Câmara Municipal informou aos profissionais da educação de São Gonçalo, alunos e famílias de quem faz parte da rede de ensino que a prefeitura está empenhada em garantir a segurança de todos e determinou o redirecionamento de vigilantes para as unidades de ensino. A ação do prefeito Nozinho é para reforçar a proteção de professores, trabalhadores e crianças. Além disso, outras ações estão sendo planejadas para ampliar a segurança nas escolas da cidade. Isso tudo para prevenir a ocorrência de casos semelhantes aos ataques às escolas, registrados nas últimas semanas, no brasil. E ressalta que como presidente da Câmara e representante do povo, reforça o compromisso em colaborar com a Prefeitura em todas as iniciativas que visem garantir a segurança e o bem-estar da população.

O vereador voltou a fazer um apelo aos são-gonçalenses, “precisamos agir juntos contra a dengue”. Disse que todos têm a responsabilidade de combater a proliferação do mosquito transmissor, eliminando focos de água parada em nossas casas e comunidades e, assim, evitar que mais casos da doença sejam registrados na cidade. “Essa é uma responsabilidade de todos e que depende da população para acabar com a doença no município”, disse.

Por fim, Diego convida a todos para a trigésima quinta Cavalgada de São Gonçalo do Rio Abaixo, onde serão quatro dias de festa gratuita, com atividades para toda a família e de todos os gostos e idades, no Parque de Exposições Edirlei Márcio Moreira Lacerda. E ressalta que é uma oportunidade de aproveitar o melhor da nossa cidade e celebrar a tradição da maior cavalgada da região, e que o evento começa na quinta-feira, com o tradicional desfile dos cavaleiros, às 16 horas. E vai até domingo, com o concurso de marcha. A cavalgada valoriza a cultura e as tradições de São Gonçalo e é ainda uma oportunidade de para aquecer a economia local e atrair visitantes para nossa cidade, levando lazer para a população.

Juninho de Edirlei (PDT)

O Vereador pediu o apoio para aprovação das indicações apresentadas para apreciação no Plenário. Como a de nº79, onde pede a realização do curso de casqueamento e ferrageamento de equinos. Explicando que o curso, além de estudar as características e problemas dos cascos dos animais, ensina também as principais técnicas e práticas de casqueamento e de ferrageamento e, também, a forjar os diversos tipos de ferraduras. Justifica que quem é da área sabe da importância e da necessidade de instruir para o bom desempenho do animal.

Também falou da indicação de nº80, para instalar rede de internet na comunidade de Pedras. Lá, a comunidade tem acesso à internet somente por dados móveis e via satélite, o que não é acessível para todos. O vereador justifica a indicação mostrando como a internet facilita a utilização dos serviços on-line, ajuda os estudantes, proporciona lazer, auxilia na divulgação de trabalhos, na comunicação, levando a inclusão digital para todos.

O vereador ainda lamentou o falecimento de Dr Júlio, que foi um excelente médico, amigo e muito solidário com as pessoas, um grande humanitário que prestou serviços na cidade.

Por fim, Juninho de Edirlei desejou a todos uma boa festa para quem vai participar da Cavalgada, ressaltando que aproveitem com segurança e responsabilidade.

Cássio Túlio (PTB)

Cássio pediu apoio para as duas indicações apresentadas. A disponibilização de veículo, em dias alternados, para atender os funcionários nos PSF’s rurais, para o deslocamento dos colaboradores no atendimento aos cidadãos, sem que eles usem o próprio veículo. A medida beneficia principalmente servidores ligados à área de saúde, e afirma que o município dispõe de recursos para implantação imediata dessa solicitação.

A segunda indicação é o reajuste do aluguel social pago pela prefeitura, levando em conta o aumento dos valores cobrados e a redução dos imóveis disponíveis para locação. Pede pra que a prefeitura interceda a favor dos beneficiados, que se encontram em vulnerabilidade social, e promova de forma urgente o reajuste do Aluguel Social.

O vereador falou ainda do Projeto de Lei que estava na pauta, que dispõe sobre a política municipal de acessibilidade de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. O autor fala que, sendo aprovado, o projeto assegura o direito de igualdade de oportunidades e condições de acessibilidade, em áreas básicas como saúde, educação, transporte, desporto, lazer e cultura, bem como as voltadas a habitação e a reabilitação, visando a inserção no mercado de trabalho.

E ressalta que a matéria assegura ainda a promoção de políticas e programas de assistência social que eliminem a discriminação e garantam o direito a proteção especial e a plena participação nas atividades políticas, econômicas, sociais, culturais e esportivas da cidade. Entre os benefícios, está o agendamento telefônico de consultas para pacientes com deficiência ou mobilidade reduzida em todos os serviços de saúde municipal; remoção de obstáculos que impeçam a livre locomoção; instalação de ao menos um brinquedo em todas as praças, parques infantis públicos, creches e escolas da rede pública de ensino do município, adaptando às necessidades de crianças e adolescentes com deficiência motora ou mental para seu desenvolvimento e a integração; reservas de vagas de estacionamento  próximos aos acessos de circulação de pedestres, devidamente sinalizadas para veículos que transportem pessoas com dificuldades de locomoção.

Finalizou dizendo que essas ações buscam garantir o tratamento igualitários para todos os cidadãos e pediu a contribuição dos colegas vereadores para aprovação dessa lei.

Kito Bicalho (PSDB)

Kito pediu apoio e explicou as seis indicações apresentadas. Entre elas, a instalação de caixa d’água de 10 mil litros para atender a família do Sr. Zeca, na Comunidade de Fernandes; contratação de agente comunitário de saúde ferista para cada PSF; instalação de placa de indicação para a escola de Pacas na Rodovia Carlos Motta; inclusão de atendimento com médico especialista em psiquiatria no CES; revitalização dos dois chafarizes da cidade, ao lado da Igreja Matriz e o de frente à Praça Central.

E cita que tem recebido nos últimos dias diversas reclamações sobre a falta d’água geral em nosso município, tanto na sede quanto na zona rural. E ressaltou que, ao longo de todo o mandato, os vereadores ingressaram com várias indicações e cobranças para melhorias nas redes de água.

Relembrou que o período de estiagem ainda não está em seu ápice e o município já sofre com esse grave problema. Kito criticou a forma em que a administração se preocupa com festas e grandes eventos, se esquecendo do primordial que é o tratamento de água e esgoto e destaca que não é contra qualquer tipo de evento ou movimento na cidade, mas que precisamos estar atentos as necessidades básicas da população.

Apontou também a falta de interesse na finalização da ETA/UNA, que foi investigada por irregularidades na CPI e alegou que o próprio relator não identificou qualquer problema. Kito deixou seu questionamento sobre o porquê não finalizar com a mesma velocidade essa obra.

O vereador relatou também outra situação que vem preocupando a população de São Gonçalo que é o número de casos confirmados de dengue, superlotando o Pronto Atendimento. Dizendo que medidas profiláticas poderiam e deveriam ter sido tomadas antes do período crítico. Disse que protocolou na Casa Legislativa indicação solicitando a Secretaria de Saúde, juntamente com a Vigilância Sanitária, para que faça a divulgação dos casos confirmados através de boletim epidemiológico emitido diariamente para que a população possa acompanhar.

Finalizando elogiando as medidas da prefeitura e dizendo que o Prefeito Nozinho está preocupando em dar mais segurança em todas as escolas.

 

Assessoria de Comunicação

Queremos ouvir você munícipe de São Gonçalo.