Tribuna dos vereadores 7ª reunião ordinária

Diego Ribeiro (PDT)

O presidente, em uso da tribuna, citou suas três indicações e pediu o apoio para a aprovação. Indicações que visam a melhoria para as comunidades como a perfuração de poços artesianos e uma melhor infraestrutura no Distrito Industrial e a iluminação pública no bairro Faxina, próxima a casa do Sr. Floriano.

Diego agradeceu ao Executivo pela efetivação dos vigilantes nas escolas municipais, proporcionando maior segurança para alunos, educadores, famílias e a população.

Aproveitou para parabenizar o Executivo e todos os envolvidos pela realização da Cavalgada. Foram 4 dias de muita descontração e segurança, “um evento como esse movimenta toda uma cidade, valorizando o comércio, hospedagem entre outros”, disse. E saudou todos que prestigiaram e possibilitaram que tudo ocorresse bem.

Kito Bicalho (PSDB)

O vereador destacou as dez indicações apresentadas e pediu aprovação das mesmas. Entre elas a divulgação de boletim epidemiológico da dengue diariamente nas redes sociais. “A cada dia vem aumentando a confirmação de pessoas contaminadas e o município tem condição de atuar e reforçar as ações para que não tenha essa demanda tão grande de atendimentos no Pronto Atendimento”, comentou.

Kito parabenizou todos os funcionários e equipe da Educação da cidade pela homenagem em todas as escolas, “por um movimento pela paz, pela ordem e que traga mais segurança e tranquilidade para os alunos, professores, funcionários e os pais destes alunos”. Agradeceu, ainda, pela resposta do ofício encaminhado à Secretária de Educação, Lucinda Barcelos, onde solicitou a instalação de detector de metal nas entradas das escolas e a utilização de câmeras de segurança. A Secretária falou que a colocação dos aparelhos está em andamento e que a polícia tem intensificado o patrulhamento, seja através do Proerd, seja comunicação com a escola. Isso tudo para poder perceber e combater ameaças.

O vereador questionou as placas que apontam mais de 100 obras para 2023 e pede esclarecimentos sobre a lista. Frisou que há obras paralisadas que até hoje a maioria não retomou e não foram inauguradas, pautando que falta fazer o básico no município e cita alguns exemplos, como barrancos com lonas, abatimento na Rua Henriqueta Rubim, o tratamento de água o ETA, buracos em ruas e calçamento, entre outros.

E falou também sobre a apresentação do trabalho da Emater, feita para os vereadores, antes da reunião. Kito disse que a prefeitura tem o poder de fazer mais e melhor para os produtores da cidade, onde a Secretaria de Agricultura já disponibiliza a patrulha agrícola, distribui sementes, pautando que o mais importante está esquecendo que é valorizar as pessoas do campo. E fala sobre o projeto Campo Fértil Mais e chamou a atenção para assunto apontado pela Emater, de que a roça está acabando, pois não tem mão de obra e muitos não tem condição de manter.

Também falou da viagem do prefeito aos Estados Unidos. E que espera que leve para sua viagem o exemplo de São Gonçalo de sustentabilidade, meio ambiente, geração de empregos, desenvolvimento social entre outros e traga ensinamentos de fora para a nossa cidade também. Kito ainda parabenizou todos os envolvidos pela Cavalgada.

Fábio Sassá (PSB)

Sassá falou das indicações que apresentou na casa legislativa. Destacou o rebaixamento de calçadas próximo aos pontos de embarque e desembarque dos ônibus (transporte coletivo e transporte escolar) na Avenida Central, para atender as necessidades de cadeirantes, pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida. Afirmou que a indicação é solicitação de um cadeirante conhecido e bem frequente na Casa Legislativa, que mostrou que alguns pontos precisam dessa atenção para facilitar a locomoção de quem precisa.

E ainda justificou a construção de vestiário na quadra de esportes do bairro Recreio, que também é uma solicitação da comunidade pois não há disponibilidade de sanitários para o público.

Agradeceu ao Prefeito Nozinho, ao Secretário de Agricultura, Luizinho Moreira, e ao setor jurídico da prefeitura por ajudarem na rápida liberação do convênio 01/2023, para que o nosso município possa prestar serviços agrícolas às pessoas residentes em São Gonçalo, que moram no limite com Barão de Cocais. “Certamente as pessoas que serão beneficiadas poderão utilizar dos insumos públicos oferecidos para maior e melhor produção, fortalecendo cada vez mais a agricultura local”. Ele usa como exemplo o Una, na divisa do Rio com Barão de Cocais e nosso município que não era possível oferecer serviços aos proprietários de terras próximos a Barão e as pessoas produziam em quantidade menor. Com a oferta desses insumos certamente vai melhorar a qualidade daquilo que será produzido.

Agradeceu, em nome de toda população, pela segurança disponibilizada pela Prefeitura Municipal e pela Polícia Militar para proteger os alunos da cidade. “Estamos passando por tempos difíceis, onde o ser humano tem sido influenciado e deixando se levar por atos de vandalismos, ódio e falta de amor ao próximo”. Sassá enfatizou que a cidade está de parabéns, mesmo sendo uma cidade pequena, que está pensando na segurança dos alunos e na tranquilidade dos pais.

Agradece e parabeniza não só aos profissionais da educação de forma geral da cidade, mas também a todos os profissionais pela atuação, onde sabe que em casos como esses que tem acontecido nas escolas do país, todos os profissionais foram a segurança desses estabelecimentos.

E ao prefeito Nozinho, Secretários e principalmente a cada servidor público que recentemente fez com que a cidade fosse indicada para 6 categorias entre 8 pelo Crescimento Econômico, Educação, Infraestrutura, Meio Ambiente, Proteção Social e Saúde. “Sem o empenho de cada um, obviamente não seríamos indicados para tal destaque”, comemora.

Gladston Marcelo (PDT)

O vereador mencionou a sua indicação de nº86/2023, de empréstimo financeiro com isenção de juros para pessoa física, com fim único de aquisição de energia fotovoltaica. Ressaltando que o objetivo é dar condições para as pessoas físicas e pais de família poderem instalar a energia fotovoltaica em suas residências, pagando a instalação com isenção de juros. Gladston destaca que é uma fonte de energia limpa e renovável, modelo que contribui diretamente com a natureza, além de ajudar as famílias que arcam com valores altos da conta de energia.

Parabenizou a Prefeitura Municipal e a Secretaria de Cultura pela realização da Cavalgada, que retornou à modalidade de 4 dias de festividade.

Estendeu seus agradecimentos a todas as secretarias da prefeitura, que se uniram, contribuindo de maneira efetiva para a realização e organização da festa. “Foi uma festa com grande público, principalmente no domingo, com a presença das famílias e crianças, mostrando o compromisso e o trabalho coletivo, onde toda a comunidade abraça e participa. Uma festa familiar, valorizando o que temos de melhor em nossa cidade”, disse.

E enfatizou que a Secretaria de Educação, através das escolas municipais, iniciou uma série de atividades para promover a paz no ambiente escolar e combater a violência. Cada unidade tomou uma iniciativa diferente, evidenciando a democracia, deixando cada escola escolher o melhor para cada comunidade, demostrando o diálogo entre prefeitura e as escolas municipais. Com a realização de atividades, como oficinas, palestras, confecções de cartazes com o tema “Paz como se faz?”, cartilhas, roda de conversas com os alunos, fita branca escrita “PAZ” para colocar nos punhos dos estudantes, dentre outras.

A Secretaria de Educação informa que seguirá com esse trabalho, além de monitorar a frequência dos alunos, para garantir a presença nas escolas. Informou que o Estado de Minas encaminhou um protocolo de segurança para as instituições escolares, tendo ações já feitas antecipadas pela educação municipal, como o controle de acesso por vigilantes e autoridades policiais. Demostrando o respeito e preocupação diária a todos os funcionários, alunos e famílias.

Gladston destacou que São Gonçalo foi novamente indicada em 6 categorias para o Prêmio de Munícipios Mineradores. Das 8 categorias, a cidade foi recordista de indicações, estando em 6 delas: Crescimento Econômico, Educação, Infraestrutura, Meio Ambiente, Proteção Social e Saúde. Evidenciando a qualidade e a boa performance dos serviços públicos prestados em São Gonçalo do Rio Abaixo.

Reforçou a palavra do vereador Sassá, que esses prêmios são fruto de trabalho de todos. E finaliza seu discurso dizendo que o trabalho vence tudo, dando como exemplo as 100 obras iniciadas, que traz incômodo para muitos, e com certeza essas obras irão chegar para a população, onde já estão acontecendo, e não é atoa que o Prefeito Nozinho está indo representar São Gonçalo em outro país. O mesmo ressalta e acredita que irão fazer mais ainda com o trabalho de todos.

 

Assessoria de Comunicação

Queremos ouvir você munícipe de São Gonçalo.