Tribuna dos vereadores 9ª reunião ordinária

Diego Ribeiro (PDT)

O Presidente da Câmara abriu a Tribuna para compartilhar indicações de sua autoria que têm sido atendidas, levando melhorias para a população da cidade. Reforçou que, como presidente da Câmara Municipal, faz questão de defender os interesses dos São-gonçalenses. A instalação da iluminação pública na Rua Balmacedas Guedes, no Vale do Sol, é uma das indicações que já beneficia quem mora e passa pela região do estádio municipal. Ainda estão em andamento a instalação da iluminação pública na comunidade de Vargem Alegre, a pavimentação da estrada na comunidade do Machado; o calçamento nas ruas do Córrego das Pacas e a canalização do córrego no bairro Catungui. “O diálogo aberto e franco com a população e a prefeitura é a chave para o crescimento e o progresso de São Gonçalo. Continuarei ouvindo todos, fazendo tudo o que estiver ao meu alcance para garantir a qualidade de vida dos são-gonçalenses”, disse.

E chamou a atenção de todos para um assunto sério e de extrema importância para nossa comunidade: O Dia Nacional de combate ao abuso e à exploração sexual infantil, que foi ontem (18/5). Afirmou que a Câmara Municipal apoia integralmente a Campanha Maio Laranja, campanha para combater o crime no Brasil. Diego ressaltou que é fundamental que todos estejam cientes da importância da denúncia para proteger crianças e adolescentes. “A conscientização é a chave para enfrentarmos esse problema grave que afeta milhares de vidas todos os anos. Não podemos nos calar diante desse tipo de violência. Qualquer um pode acionar o conselho tutelar, a polícia ou fazer a denúncia através do disque 100. A luta é de todos nós, é pela proteção de nossas crianças e pelo futuro de nossa cidade”, frisou.

O vereador elogiou a administração municipal pelo mutirão de atendimento para exames de vista e as mais de 620 consultas de oftalmologia que foram realizados de 10 a 16 de maio, na praça central. Onde pode ver de perto e ficar impressionado com a estrutura da carreta e com o bom atendimento de todos os profissionais e colaboradores. Cerca de 90 pessoas eram atendidas por dia. O serviço foi agendado pelas UBS e atendeu uma demanda da própria população, garantindo atenção à saúde e reduzindo a fila de espera.” Essa ação, junto com a entrega de óculos para a população carente, reforça o cuidado no bem-estar da população e garante a saúde da visão, tão importante para nosso dia a dia”, afirma.

Por fim, comemorou também a retomada das cavalgadas nas comunidades de São Gonçalo do Rio Abaixo. Onde participou da Cavalgada de Vargem Alegre no começo de maio e foi um verdadeiro sucesso. E enfatiza que essa agenda vai movimentar as comunidades, valorizando a criação de animais, além de levar muito lazer e entretenimento para a região. As cavalgadas regionais são uma tradição que fortalece nossa cultura e promove o lazer entre os moradores. Parabenizou todos os envolvidos na iniciativa e reforça o seu compromisso em apoiar e incentivar eventos que enriqueçam a comunidade. “Juntos, valorizamos cada vez mais nossa história e construímos um futuro brilhante para São Gonçalo”, relatou.

Juninho de Edirlei (PDT)

O vereador agradeceu o apoio dos colegas vereadores, na reunião passada, pela aprovação das suas indicações.

E pede apoio para as 5 indicações apresentadas para votação na reunião, onde solicita cursos para apoiar e capacitar os produtores rurais da cidade e a pavimentação asfáltica na estrada que interliga a comunidade do Gabriel à comunidade do Rio Claro. Além de proporcionar maior conforto e qualidade de vida às pessoas que diariamente utilizam aquela estrada, e trará benefícios para as fábricas já instaladas naquela região.

Destacou que vem buscando capacitação para os produtores rurais da cidade, pois ao indicar e apoiar a realização desses cursos, reforça seu compromisso com os produtores rurais de buscar cada dia mais melhorias para essa classe trabalhadora.

Nos dias 08 a 12 de maio a Prefeitura, através da indicação 15/2023 de sua autoria, em parceria com o Senar Minas, promoveu os cursos de manutenção de motosserra e desdobramento de madeira de eucalipto. Durante os cursos, foram enfatizadas as boas práticas de segurança, incluindo o uso correto de equipamentos de proteção individual, a manutenção preventiva diária, semanal e mensal das motosserras e as técnicas adequadas de corte. Foi enfatizada também as normas regulamentadoras de saúde e segurança do trabalhador rural e licença e porte de motosserras.

Edirlei ressaltou que o conhecimento sobre o processo de desdobra de madeira (eucalipto) permitiu que os produtores aprendessem a transformar a madeira bruta em formatos utilizados para carpintaria, para curral ou para o que for necessário para a propriedade, agregando valor à produção e reduzindo desperdícios, gerando ainda mais economias aos produtores.

Juninho cita que os cursos ministrados pelo instrutor Milton Pereira Silva, do Senar Minas, seguiram rigorosamente essas diretrizes da legislação florestal, conscientizando os participantes sobre a necessidade de um manejo adequado das florestas (eucaliptos), respeitando os períodos de corte, as áreas de preservação permanente e as espécies protegidas.

Parabenizou todos os participantes dos cursos pela dedicação em adquirir conhecimentos em conformidade com a legislação florestal e de segurança. Citando que seus esforços demonstram o comprometimento em exercer suas atividades de forma responsável, conciliando o desenvolvimento econômico com a preservação ambiental.

Agradeceu também a todos os envolvidos na organização e execução desses cursos, ao instrutor Milton, a mobilizadora Janete do Sindicato dos Produtor Rural de Itabira, a Maria Inês Secretária de Desenvolvimento Econômico e toda a sua equipe, ao Secretário Adjunto Keles pelo apoio nos dias de ministração dos cursos e a todos os envolvidos que se empenharam em cumprir todas as exigências legais para promover uma capacitação eficiente e consciente para nossos produtores rurais.

Citou sobre o dia 25 de maio, data dedicada aos trabalhadores rurais, e que reconhece e valoriza o trabalho árduo e a dedicação dos homens e mulheres que labutam diariamente no meio rural. Parabenizou e expressou sua gratidão e profundo respeito a todos os trabalhadores rurais.

Finalizando, falou sobre a participação na passeata do dia 18 de maio, onde puderam ver que não existiu divisão de partidos, todos juntos por uma causa nobre, reforçando mais uma vez o apoio a todos.

Kito Bicalho (PSDB)

O vereador iniciou seu discurso explicando suas indicações. Entre elas, destacou o fechamento da nascente na comunidade de Carrapato, para dar acesso restrito aos funcionários, para coibir vandalismo que a área vem sofrendo. E acredita que o cercamento deve se estender a todas nascente do município. Também explicou a revitalização da área de lazer em frente à Igreja de Vargem Alegre e a construção de nova guarita na Rua Carlos Caçula Caldeira, na comunidade de Vargem Alegre.

Relatou ainda sua satisfação pela retomada do asfaltamento na comunidade do Fernandes e espera que a prefeitura tenha o compromisso para acabar com esse problema, e que a obra seja concluída. Pois espera que traga qualidade de vida para as pessoas que sofrem e sofreram com o barro e poeira.

E parabeniza e comunga com a fala dos vereadores Diego Ribeiro e Juninho de Edirlei, sobre a união dos vereadores em prol das ações do município e que todos podem contar com ele e que estão juntos lutando por uma só causa. E parabenizou os organizadores e participantes das duas passeatas que aconteceram na cidade, sendo uma em defesa o Dia Nacional do Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e a outra em Defesa da Luta Antimanicomial “A Saúde Mental Importa”. Citando que os vereadores como legisladores precisam estar atentos a estas questões, na criação de políticas públicas e no acolhimento da população. E salienta que existe no município uma Lei de proteção as crianças, mulheres e adolescentes de autoria do vereador Cássio Túlio, lei nº 2.192/2021 que impede autores de crimes praticados contra esse grupo de pessoas de ambos os sexos assumam cargos, funções ou empregos públicos no município.

E volta a falar sobre a Dengue, que continua afetando de forma agressiva a população, sobrecarregando novamente os atendimentos no Pronto Atendimento. E pede que a Prefeitura intensifique as medidas de combate ao mosquito transmissor e que utilize o fumacê juntamente com a dedetização de forma mais eficaz, e principalmente continue com o trabalho de conscientização e recolhimento do lixo em toda cidade eliminando os locais de foco e proliferação. Afirma que se preocupa muito com os veículos de ferro velho amontoados a céu aberto em alguns locais na cidade, sem quaisquer tipos de fiscalização.

Hoje foi procurado mais uma vez sobre a questão da proibição do estacionamento na Rua Januária e informa que estão cientes do problema e que irão procurar novamente o Secretário de Serviços Urbanos, Igor Maciel, para encontrar uma solução definitiva para o problema. Acredita sempre que o diálogo entre as partes envolvidas é a melhor saída e que precisam proteger os comércios, garantindo o direito de ir e vir de todos, da melhor forma possível. Propôs a união de todos os vereadores novamente para convocação de uma audiência pública para tratar de questões relativas ao trânsito da cidade, já que, infelizmente, não foi contemplado na elaboração do Plano Diretor. Falou que o problema na cidade é crônico, em especial nas ruas centrais, como a Rua Henriqueta Rubim, Monsenhor Torres e a Rua Augusto Pessoa com entroncamento à Rua São Manoel e a própria Januária até o campo. Voltou a dizer que irão se unir e tratar soluções menos impactantes para a população.

Gladston Castro (PDT)

Iniciou seu discurso ressaltando e pedindo apoio aos colegas vereadores pela aprovação de suas 3 indicações.

Citou sobe a passeata que aconteceu, com o lema “eu sou super protegido”, contra a violência sexual contra crianças e adolescentes. Parabenizou a Secretaria de Serviço Social e todos os envolvidos que realizaram esse evento, sobre a nobre causa que devemos combater diariamente, sempre com intuito de garantir a proteção das crianças e adolescentes. Falou sobre a importância desses movimentos, que juntam vários seguimentos da cidade, escolas, setores da Prefeitura, Legislativo e a população para dar força e participação as causas que atingem a todos, valorizando e apoiando as campanhas.

Estendeu seus agradecimentos a Secretaria de Saúde e todos envolvidos pelo mutirão de oftalmologia. Onde sabe que a demanda não atinge 100%, mas foram feitos vários convênios com entidades da cidade para tentar zerar a fila e começar um novo processo. Atendendo um grande público de pessoas e melhorando, assim, a qualidade de vida de todos.

Relatou que as obras dos Fernandes retornaram com toda a força e destaca que esse novo projeto contempla melhorias no trânsito, incluindo a ciclovia e parada dos ônibus. E que quando se começa uma obra com planejamento consegue reduzir essas dificuldades. E tem a certeza que essa obra é de grande anseio da população e que os moradores dessa comunidade são merecedores dessa conquista.

O líder do Governo falou ainda da obra de asfalto do Peti, que já foi licitado e tem previsão de início em junho, para o trecho que irá ligar Peti a Santa Bárbara, para interligar os municípios com pista 100% pavimentadas, melhorando a situação para quem transita nesses locais.

Finalizou dizendo da grande importância de trabalharem sempre juntos em prol da população. E que os vereadores buscam ouvir e levar a melhoria e desenvolvimento a todos.

 

Assessoria de Comunicação

Queremos ouvir você munícipe de São Gonçalo.