PJ 2024 abre encontros apresentando desafios para chegar à Universidade

SGRA 20/03/2024 (Ascom) – No primeiro encontro de 2024, o Parlamento Jovem de SGRA reuniu os participantes para um bate-papo sobre como é o acesso ao Ensino Superior. A Pedagoga e Mestranda em Educação pela UFOP, Camila Altivo tirou dúvidas e apresentou o processo para ingresso nas Universidades Federais, como bolsas e auxílios permitem que estudantes possam cursar uma faculdade. E ainda deu orientação para adaptação e a permanência no estudo.

A palestra “Me formei, e agora? Reflexões sobre o mal-estar dos jovens egressos da Educação Básica”, falou sobre assuntos como Enem, Fies, Bolsa de Iniciação Científica. E também a importância do apoio psicológico e a rede de atividades das Universidades para que os jovens permaneçam no ensino superior. “A escolha do curso e da faculdade é um momento importante na vida do aluno da rede pública. É importante ter apoio da família e se planejar para estudar. É preciso ter amor, mas também escolher uma profissão que traga a realização financeira”, disse Camila Altivo, que é moradora de SGRA.

Parlamento Jovem 2024

O programa de formação cidadã da juventude discute, este ano, as Melhorias no Ensino Escolar. E abre espaço para que os alunos do Ensino Médio da rede pública de SGRA apresentem sugestões para a Educação. O projeto é coordenado pela Escola do legislativo Isabel Rodrigues da Câmara de SGRA. É uma realização da ALMG, com apoio da PUC Minas e Câmaras Municipais de Minas Gerais.

Assessoria de Comunicação

Queremos ouvir você munícipe de São Gonçalo.