Dados Demográficos

 
A população total de São Gonçalo do Rio Abaixo passou de um total de 8.322 habitantes em 1991 para 7.646 em 1996 e 8462 em 2000, segundo os Censos Demográficos de 1.991 e 2.000 e a Contagem de População de 1.996. Entre o início e o fim da década de 1.990 a taxa de crescimento demográfico verificada foi de 0,19% ao ano, o que equivale a dizer que o município perde população, já que o crescimento natural da população local (nascimentos menos mortes) deve estar próximo de 2% ao ano. De acordo com a contagem da população realizada pelo IBGE em 2010, São Gonçalo concentra uma população de 9.782 habitantes.
 
Clima
 
O clima de uma região depende de vários fatores denominados "controles climáticos", sendo alguns de ordem estática e outros de natureza dinâmica. 
A região Sudeste é a região brasileira que apresenta uma maior diversificação climática, sendo que, em termos de precipitação é a que, juntamente com a região Norte, apresenta os maiores índices pluviométricos anuais do Brasil. 
Especificamente, a bacia do Alto Rio Doce, onde se localiza o rio Santa Bárbara, afluente do rio Piracicaba, tem um regime climático muito influenciado pelas precipitações, sendo essas regidas pelas condições geográficas da mesma. 
Estando situada entre as latitudes 14º e 25º S, esta posição confere à região Sudeste uma forte radiação solar. Essa radiação solar, por sua vez, cria melhores condições à evaporação uma vez que esta é a principal fonte deste processo. Por outro lado, a posição da região Sudeste, aliada à sua grande urbanização, determina uma forte e constante concentração de núcleos de condensação (cristais de gelo das nuvens, íons e partículas em suspensão) nas camadas inferiores da estratosfera, contribuindo, assim, para o acréscimo de chuvas em seu território, sempre que essa região é atingida por frentes frias e outros fenômenos de ascendência dinâmica. 

Queremos ouvir você munícipe de São Gonçalo.